quinta-feira, 2 de julho de 2009

Ana I última rainha Stuart da Inglaterra


Ana da Grã-Bretanha (6 de fevereiro de 1665 — 1 de agosto de 1714) foi a rainha da Grã-Bretanha e da Irlanda de março de 1702 até à sua morte. A Grã-Bretanha surgiu da união da Inglaterra e da Escócia em um único reino, em maio de 1707. Ana era a segunda filha do rei Jaime II de Inglaterra, deposto em 1689 pela Revolução Gloriosa. Sucedeu ao cunhado, o príncipe Guilherme de Orange, viúvo da sua irmã mais velha Maria II, sendo a última monarca da Casa de Stuart. Foi sucedida por um primo distante, o futuro Jorge I, da Casa de Hanôver, que era um descendente de sua avó materna, Elizabeth, filha de Jaime I rei da Inglaterra.




Infância
Ana nasceu no St.James Palace em Londres, filha do rei Jaime II e Anne Hyde. Por conta de uma infecção ocular, a princesa foi para a França, onde viveu com sua avó até 1670. Com a conversão de seu pai ao catolicismo, Maria e Ana foram forçadas a tornarem-se anglicanas.

Guerra de Sucessão Espanhola
Guerra que movimentou todos os Estados da Europa, visto que se o candito francês tornasse rei da Espanha e França, a França tornaria a maior nação do continente. Como uma de suas primeiras ações, Ana organizou as frotas e o ataque. Seu marido, foi apontado por ela como chefe das frotas.

Reinado
Como o sistema que vigorava na Inglaterra era a monarquia parlamentar, Ana teve que fazer amizades com o máximo de parlamentares influentes que podia, como forma disso a rainha promovia jantares majestosos e presentes caros. Uma grande jogada para tornasse mais ativa na participação política. Sempre estava presente nas reuniões parlamentares, mesmo as que não tinham a devida importância.

Expandiu o território das 13 colônias (na América do Norte), e decretou a exploração de alguns produtos na Geórgia e Virgínia, conquistou o Suriname em 1710, sendo um grande passo para a economia inglesa, já que muitos produtos tropicais foram exportados.

Seu marido, o Príncipe George, filho de Frederico III(rei da Dinamarca) faleceu em 1708, suspeita de pneumonia, a rainha ficou completamente arrasada.

Filhos
William, duque de Gloucester – (24 julho 1689-29 julho 1700) o único filho que sobreviveu aos primeiros 2 anos de vida. Ana teve 18 gestações, no mínimo.

Morte
Ana morreu devido a gota, embora já tivesse tido um caso outra vez, foi lhe dado medicamentos turcos que curaram a doença, que infelizmente retornou e que acabou tirando-lhe a vida.


Fonte: Wikipédia

Leia Mais…

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros