segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Cáiser


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Cáiser (do alemão kaiser) é título que significa "imperador". Vem do latim Cæsar, por empréstimo do cognome do imperador romano Júlio César, da mesma maneira que o título eslavo Tsar (por vezes grafado czar) e o húngaro Császár. Trata-se de um título monárquico soberano do mais alto nível, no popular kaiser era e é usado para nominar os chefes de família ou senhores de terras, nobres. (imagem ao lado de César)





Foi Carlos Magno que reviveu, em 25 de dezembro de 800, o título imperial romano no Reino Franco, hegemônico no Ocidente católico, para reivindicar tratamento igual ao do basileu do Império Bizantino e ao do califa muçulmano. Quando seu império foi partilhado, o título imperial ficou com o reino oriental (território germânico).





– Os sacro-imperadores romanos (962—1806) intitulavam-se cáiseres e viam-se como a continuação do Império Romano — o uso do nome de César pelos alemães refletia, portanto, esta suposta herança.

– Os soberanos do Império Austríaco (1806—1918, após 1867 Império Austro-Húngaro), da Casa de Habsburgo, que contava diversos sacro-imperadores ao longo dos séculos, também se intitulavam cáiser.

Em português, porém, da mesma maneira que em quase todas as línguas, o título não traduzido costuma ser associado exclusivamente ao Império Alemão unificado (1871—1918), cujo território correspondia ao centro do antigo Sacro-Império.

– O Império Alemão teve três cáiseres, todos da Casa de Hohenzollern, que governava também o Reino da Prússia:
  1. Guilherme I (1871—1888);
  2. Frederico III (1888) — o numeral III refere-se ao título de rei da Prússia);
  3. Guilherme II (1888—1918) - o papel deste na Primeira Guerra Mundial levou o Império Alemão ao fim.
Títulos derivados da forma alemã Kaiser são usados em línguas germânicas ou eslavônicas (diferentemente de línguas românicas, que derivam seus títulos da palavra latina Imperator):
  1. Kejser em dinamarquês
  2. Keizer em neerlandês
  3. Keiser em estoniano
  4. Keisari em finlandês
  5. Keisari em islandês
  6. Keser na língua letzeburg do Luxemburgo

Leia Mais…

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros