A única família a reinar na Áustria (1273 - 1916). Dinastia Habsburgo ou Casa da Áustria. O nome vem de um castelo Habichtsburg "castelo do falcão", morada oficial construída em 1020 na Suíça. Foram imperadores do Sacro Império Romano Germânico pela 1º vez com Rodolfo I (o fundador) em 1273. A partir de 1438 só os Habsburgos ficaram no poder do Sacro Império, com uma pequena interrupção de 1740 a 1745. Quando o Sacro Império terminou em 1806, foram imperadores da Áustria e Hungria, o Império Austro-Hungaro. (Figura ao lado do Castelo hoje)
Leia Mais…
Imperador Francisco José I casado com Elisabete da Baviera (Sissi), primos por parte de mãe, romance retratado em cinema. Seu reinado foi pontuado por conflitos e mortes em família:
1867 – seu irmão Maximiliano imperador do México, foi executado
1889 – suicídio do filho Rodolfo (herdeiro)
1898 – assassinato de sua esposa Sissi por um anarquista em Genebra
1914 – assassinato do seu sobrinho e herdeiro Francisco Ferdinando
- o último imperador Habsburgo na Áustria foi Carlos I que reinou de 1916 a 1918
A 1ª Guerra Mundial se deu ao fato do herdeiro do trono da Áustria – Francisco Ferdinando ser assassinado, junto com sua esposa Sofia por um extremista, Gavrilo Princip da Sérvia. Não houve autorização para os policiais austríacos participarem das investigações e começou o conflito. A Alemanha ficou do lado da Áustria e a Rússia, a França e a Grã Bretanha se aliaram a Sérvia, e mais tarde também entraram EUA, Portugal e Romênia.
(Origem: Wikipédia e minhas anotações)