quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Família Habsburgo

A única família a reinar na Áustria (1273 - 1916). Dinastia Habsburgo ou Casa da Áustria. O nome vem de um castelo Habichtsburg "castelo do falcão", morada oficial construída em 1020 na Suíça. Foram imperadores do Sacro Império Romano Germânico pela 1º vez com Rodolfo I (o fundador) em 1273. A partir de 1438 só os Habsburgos ficaram no poder do Sacro Império, com uma pequena interrupção de 1740 a 1745. Quando o Sacro Império terminou em 1806, foram imperadores da Áustria e Hungria, o Império Austro-Hungaro. (Figura ao lado do Castelo hoje)

Imperador Francisco José I casado com Elisabete da Baviera (Sissi), primos por parte de mãe, romance retratado em cinema. Seu reinado foi pontuado por conflitos e mortes em família:


1867 – seu irmão Maximiliano imperador do México, foi executado
1889 – suicídio do filho Rodolfo (herdeiro)
1898 – assassinato de sua esposa Sissi por um anarquista em Genebra
1914 – assassinato do seu sobrinho e herdeiro Francisco Ferdinando



  • o último imperador Habsburgo na Áustria foi Carlos I que reinou de 1916 a 1918

A 1ª Guerra Mundial se deu ao fato do herdeiro do trono da Áustria – Francisco Ferdinando ser assassinado, junto com sua esposa Sofia por um extremista, Gavrilo Princip da Sérvia. Não houve autorização para os policiais austríacos participarem das investigações e começou o conflito. A Alemanha ficou do lado da Áustria e a Rússia, a França e a Grã Bretanha se aliaram a Sérvia, e mais tarde também entraram EUA, Portugal e Romênia.

(Origem: Wikipédia e minhas anotações)

Leia Mais…

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros