terça-feira, 11 de agosto de 2009

A loucura dos reis – famílias felizes I



Os efeitos da doença de Carlos VI foram generalizados e prolongados, transformou sua personalidade. Teve os mais deploráveis efeitos sobre a família real, já dividida pelas ambições egoístas dos seus principais membros e a profunda inveja que os separava. As consequências das recaídas de Carlos VI provaram-se desastrosas para seu país.


Carlos subiu ao trono em 1380, depois de uma guerra com a Inglaterra. A zona rural e as cidades francesas haviam sido saqueadas e o tesouro real estava empobrecido. Filho de Carlos V "o sábio" e de Joana de Bourbon. Teve a desvantagem de suceder ao pai ainda menino de 12 anos, sem nenhuma experiência , impressionável e maleável, estava fadado a ser instrumento de sua família. Delegou os poderes aos seus tios:
  1. Luís, duque de Anjou – tentava apropriar-se do reino de Nápoles
  2. Filipe, duque de Borgonha – estava de olho no condado de Flandres
  3. João, duque de Berry – pilhava o Languedoc
Embora Carlos tenha atingido a maioridade em 1381, eram seus tios que comandavam o governo.

Carlos era um rapaz amante dos prazeres, caçador apaixonado. Era benevolente, generoso e afável, apelidado de le bien aimé 'o Bem Amado', um título irônico em vista de sua vida futura, mas que ele apreciaria até sua morte.

Casamento
Casou em 17 de julho de 1385 com Isabel, uma princesa da família real Wittlesbach, filha de Estevão III, duque de Ingolsdt na Baviera Superior, um dos mais poderosos Estados alemães, o avô da noiva era o duque de Milão – Bernardo Visconti.

Carlos era muito devotado a esposa, com quem teve 12 filhos em 21 anos, o último um menino que morreu imediatamente após nascer em 1407. Mas em determinado momento, houve uma mudança, sua aversão a Isabel tornou-se tão forte, que a rainha se retirou dos aposentos reais, dando lugar a uma jovem – Odette de Champdivers, que se tornou conhecida como a "pequena rainha" e teve uma filha do rei: Marguerite de Valois, que mais tarde se casou com Jean de Harpedene e foi legitimada por Carlos VII, em 1427.

O rompimento do casal no entanto, ocorreu num dos momentos em que o rei estava mais são: em 1417, ordenou à mulher que dispersasse sua corte e separou-a de sua filha Catarina e expulsou-a.

Reinado
Em 1388 houve uma mudança no governo, devido a política seguida de seus tios que desgostou o conselho real. O grupo a assumir era composto por homens que desejavam restabelecer a administração de Carlos V e expurgar a corrupção que crescera sob o governo dos tios. De fato o governo só passou de um grupo para outro, composto pela rainha Isabel, uma mulher cobiçosa e egoísta, decidida a enriquecer a si própria e à sua família, e pelo irmão mais moço do rei, Luís, duque de Touraine (mais tarde de Orléans), que segundo rumores se tornou amante da rainha.

Carlos teve uma doença em abril de 1392, que segundo um cronista foi uma "doença estranha e até então inaudita", durante a qual o rei teve febre alta e mais tarde perdeu o cabelo e as unhas. Como muitos outros, inclusive o duque de Berry, ficaram doente ao mesmo tempo, provavelmente foi febre tifóide ou encefalite.

Devido a um ataque gratuito a um fiel servidor real, Carlos tomou a decisão de se vingar e formou uma expedição, onde ficou evidente que não estava bem de saúde. Num determinado momento o rei num acesso, puxou sua espada e aos gritos de "Avante contra os traidores! Eles querem me entregar ao inimigo!" investiu contra todos que estavam ao seu alcance, matando 4 ou 5 de seus cavaleiros. O rei foi agarrado, ficou prostrado e sem fala, revirando os olhos, 2 dias em coma. Porém sob os cuidados de seu médico, foi recuperando a saúde. O fato de que ele tinha uma predisposição para perturbação mental pode ser inferido da doença de sua mãe e da natureza do mal que acometera pouco antes do início da expedição. Esse talvez tenha sido o início de uma esquizofrenia que retornaria em maior ou menor medida durante o resto de sua vida.

O colapso do rei teve efeitos imediatos, seus tios logo se livraram dos conselheiros e assumiram o poder novamente, junto com Luís, irmão do rei. Teve mais uma recaída em julho de 1393, outra em 1395. Com o passar do tempo os intervalos de aparente sanidade entre períodos de loucura foram ficando mais curtos. Com a morte de seu médico, os médicos reais ficaram desorientados, sem saber como lidar com aquele difícil paciente. Assim apelos foram feitos para especialistas menos ortodoxos e muitos feiticeiros foram chamados.

A França sofreu as consequências da prolongada instabilidade mental e do governo fraco de Carlos na forma de guerra civil, conselhos divididos e invasão estrangeira. No seio da família real criavam-se rivais ao poder político, especialmente entre o irmão do rei, Luís de Orléans e seu tio Filipe de Borgonha.

Sucessão
Enquanto esses conflitos aconteciam, um novo perigo para a França aparecia na forma de um ressurgimento das reivindicações inglesas ao trono francês. O jovem e ambicioso rei da Inglaterra, Henrique V. A vitória inglesa deixou os franceses sem liderança e divididos. O herdeiro do rei francês, o duque de Guyenne, morreu de repente e logo depois foi a vez de seu irmão João; Carlos de 14 anos ficou como delfim. Por algum tempo os príncipes franceses resolveram se unir, mas o duque de Borgonha foi assassinado a caminho do encontro com o delfim. Carlos VI, mais uma vez deslocou o delfim, dando ao novo duque de Borgonha, Filipe (casado com sua filha Michele) o direito e o poder de negociar trégua com Henrique V. Em 21 de maio de 1420, negociou-se um tratado que o rei Henrique atuaria como regente do rei francês enquanto ele vivesse e o sucederia quando ele morresse. O tratado foi selado com o casamento de Henrique com Catarina, filha de Carlos, o filho desse casamento seria rei da Inglaterra e da França, deserdando assim seu filho Carlos VII. Henrique morreu em 31 de agosto de 1422, deixando seu filho Henrique VI como sucessor. Carlos VI faleceu em 21 de outubro de 1422. Em sua exéquias em St. Denis, o arauto bradou:
" Deus conceda longa vida a Henrique, pela graça de Deus, rei da França e da Inglaterra, nosso soberano senhor".

Enquanto a França recuperava sua força sob os dois sucessores de Carlos, seu filho Carlos VII e seu neto Luís XI, a Inglaterra sob Henrique VI, sucumbia às guerras entre facções que o rei inglês foi incapaz de controlar e para cuja continuação seu próprio colapso mental contribuiu.

Descendência
• com Isabel da Baviera (1371-1435), nasceram:
  1. Carlos, Delfim do Viennois (nascido no castelo de Vincennes, 1386)
  2. Joana (1388 - 1390)
  3. Isabel de Valois, nascida no Louvre em 1389 e morta em Blois em 1409, casada em 1396 com Ricardo II e depois de viúva casada em 1406 com Carlos, Duque de Orléans morto em 1465.
  4. Joana de Valois, nascida em Melun em 1391 e morta em Vannes em 1433, casada em 1397 com João VI, Duque da Bretanha, morto em 1442.
  5. Carlos, Delfim do Viennois (1392 - 1401)
  6. Maria de Valois (1393 - 1438), abadessa de Poissy, onde morreu.
  7. Micaela de Valois, nascida em Paris em 1395 e morta em Gand em 1422, casada em 1409 com Filipe III, Duque da Borgonha (morto em 1467).
  8. Luís, Duque de Guyenne ou Aquitânia e Delfim (1396 ou 1397 - 1415), casado com Margarida da Borgonha (1393-1441) filha do Duque da Borgonha, João Sem Medo.
  9. João, nasceu em 1401, Duque de Touraine e Delfim de França, nascido em Paris em (1398 e envenenado em Compiègne em 1417); casado com Jacqueline de Hainaut (assassinada em 1436 no castelo de Teilingen) condessa de Holanda e do Hainaut, filha de Guilherme II, duque da Baviera Inferior, conde de Holanda.
  10. Catarina de Valois, nascida em Paris em 1401 e morta em Londres em 1437, casada em Troyes em 1420 por força do Tratado, com Henrique V de Inglaterra; enviuvando em 1422 casou-se por volta de 1429 com Owen Tudor (morto em 1461). Um de seus netos será o rei Henrique VII Tudor. Por este casamento, Henrique V pode ser proclamado em 1422 Rei de França.
  11. Carlos VII, Rei de França (1403 - 1461), casado com Marie de Anjou
  12. Filipe nascido e morto em Paris em (1407)

• com Odette de Champdivers nasceu:
  1. Margarida de Valois, nascida em 1407 e morta em 1458, legitimada em 1427. Em 1428 foi casada com João III de Harpedanne, senhor de Belleville de Montaigu, com posteridade extinta em 1587.


Origem: 'A Loucura dos Reis' de Vivian Green

Leia Mais…

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros