sábado, 14 de março de 2009

Atenas

Atenas (em grego Αθήνα, transl. Athína) é a capital da Grécia e também a capital da Ática. Além de ser uma cidade moderna, também é famosa por ter sido poderosa Cidade-Estado e um centro de cultura muito importante nos tempos antigos. Em grego antigo, Atenas era chamada Αθήναι (Athénai), em homenagem à deusa grega Atena. No século XIX, este nome foi retomado formalmente como nome da cidade, mas desde o abandono oficial do grego katharévussa, em 1976, a forma popular Αθήνα tornou-se o nome oficial da cidade. (figura ao lado o Templo de Helefesto)

Atenas foi a principal cidade da Grécia Antiga durante o grande período da civilização grega, primeiro milênio a.C., durante a "Idade do Ouro" ( 500 a.C. até 300 a.C.) ela era o principal centro cultural e intelectual do Ocidente, e foi nas idéias e práticas da Antiga Atenas onde surgiu o que chamamos hoje de "civilização ocidental" . Após seus dias de grandiosidade, continuou a ser uma cidade próspera e um centro de estudos até o período tardio do Império Romano.


  • Entre o século XIII e XV foi combatida pelos bizantinos e cavaleiros do Império Latino. Em 1458, caiu em poder do Império Otomano e a população começou a diminuir e as condições pioraram quando o Império Otomano declinou. Partes da cidade (incluindo muitos de seus edifícios) foram destruídos no século XVII, XVIII e XIX, por diferentes facções que tentaram controlar a cidade.
  • Ficou virtualmente inabitada na época em que se tornou a capital do recentemente estabelecido Reino da Grécia, em 1833. Durante as próximas décadas foi reconstruída e se transformou em uma cidade moderna. A última grande expansão ocorreu na década de 1920, quando os subúrbios foram criados para acomodar os refugiados gregos da Ásia Menor. 
  • Durante a Segunda Guerra Mundial foi ocupada pela Alemanha nazista. Depois da guerra começou a crescer novamente. 
  • A Grécia entrou para a União Europeia em 1981, trazendo novos investimentos para Atenas, acompanhados de problemas de congestionamento e poluição do ar. 
  • O antigo local da cidade era centrado na colina rochosa da Acrópole. Em tempos antigos, o porto do Pireu era uma cidade à parte, sendo hoje, parte da grande Atenas.

Atenas é um dos maiores centros mundiais para a pesquisa arqueológica, uma vez que possui inúmeros sítios localizados no próprio centro urbano da cidade. Dentre eles se destaca:
  1. a Acrópole, o antigo centro sagrado da cidade, célebre em todo o mundo tanto por sua relevância histórica como pelas ruínas de edifícios clássicos importantes como o Partenon e o Erecteion. 
  2. Museu Arqueológico Nacional, o Museu da Acrópole de Atenas, o Museu Benaki e o Museu Bizantino e Cristão. 
  3. as igrejas ortodoxas são uma atração à parte, com diversas espalhadas pela cidade, algumas muito antigas e com uma decoração interna luxuosa, com destaque para a Catedral, a igreja de Omorfoklissia e a de Panaghia Kapnikarea.


1ª foto: Erecteion; 2ª foto: Igreja ortodoxa Kapnikarea; 3ª foto: Odeon de Herodes Ático

Fonte: Wikipédia

Leia Mais…

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros