quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Museu da Acrópole – Grécia

O Museu da Acrópole foi fundado por um decreto de 1863, emitido por Kyriakos Pittakis. A construção, um projeto de Panagis Kalkou, iniciou um ano mais tarde, sob o Eforado de Panayiotis Eustratiades no local sugerido por Pittakis e T. Hansen, sobre a Acrópole de Atenas, onde antes existiu um santuário dedicado a Pandion. Nas escavações preparatórias já foram encontradas esculturas que hoje são expostas nas salas do museu.

O antigo prédio foi concluído em 1874, sendo o primeiro museu grego a ser instalado em um edifício construído especialmente para uso como museu. Tem externamente 800 m², distribuídos em oito salas de exposição, e foi concebido para permanecer pouco perceptível em meio ao conjunto arquitetônico da Acrópole, estando incrustado na rocha e adentrando o subsolo. Os trabalhos de instalação do acervo se prolongaram até 1888, mas com os constantes novos achados arqueológicos no local, novas alas foram acrescentadas já em 1888, e novamente após a I Guerra Mundial.

Entre 1946 e 1947 foram executadas novas obras, o pequeno edifício inicial foi demolido e as alas mais modernas foram expandidas para o sul, com a criação das salas da Gigantomaquia e da Alcova e novos depósitos. Todo o sistema de exposição foi reorganizado, sendo reinaugurado em dezembro de 1964. Em 1998 o museu foi outra vez remodelado, adicionando-se duas novas unidades temáticas e reorganizando-se os itens expostos.

Em junho de 2007 o museu foi fechado e sua coleção começou a ser transferida para novas instalações localizadas a cerca de 300 metros da Acrópole, reaberto ao público em junho de 2009. A nova sede possui cerca de 25 mil m² e foi projetada para resistir a terremotos. O custo da obra está orçado em 129 milhões de euros e foi necessária a demolição de diversas residências do local. As escavações para os alicerces revelaram vestígios de construções pavimentadas de mosaicos, que serão mantidos in situ para visitação.

A coleção do Museu da Acrópole, como seu nome sugere, consiste basicamente dos achados arqueológicos da própria Acrópole. O acervo começou a ser reunido com as escavações levadas a cabo no século XIX, que recolheram algumas esculturas clássicas e objetos votivos dedicados ao culto de Atena.

Desde então, com o prosseguimento das pesquisas, novos itens têm sido continuamente incorporados ao acervo. As peças, nas antigas instalações que ora estão em mudança para a nova sede, estavam organizadas em ordem cronológica em nove salas temáticas, um esquema estabelecido em 1960 por Yannis Miliadis e que vinha sendo mantido, com algumas adaptações para acomodar novas aquisições.

A partir de 1975 o programa de conservação dos monumentos da Acrópole (o Partenon, o templo de Atena Niké e o Erecteion) decidiu que as esculturas originais que ainda existiam nas ruínas começassem a ser transferidas para o museu, sendo substituídas por réplicas.

Em 1999 foi exposto o Cavaleiro arcaico e o friso do templo de Atena Niké, removido de seu local de origem. Recentemente novos itens foram acrescentados, como a cabeça de Artemis Brauronia e artefatos em terracota e miniaturas arcaicas.

– Até 2006:
  • salas I, II e V – estavam expostos pedimentos e outros elementos arquitetônicos do período arcaico, oriundos do primeiro Partenon estabelecido no local (o Hekatompedos) e de outros edifícios menores. As images que estes elementos mostram incluem uma apoteose de Hércules, leões e leoas, seres tricéfalos e cenas da Gigantomaquia.
  • salas II a VI – se mostravam algumas das peças mais importantes da arte grega dos períodos arcaico e severo, como a série de cavaleiros e o grupo de korai e kouroi, e estátuas de Atena.
  • salas V, VII, VIII e IX – com a decoração escultórica do Partenon, do Erecteion e do templo de Atena Niké, onde se incluem as famosas cariátides do Erecteion, além de cópias dos relevos e frisos levados para a Inglaterra por Lord Elgin.
  • lobby e nas salas menores – estavam os achados dos períodos clássico, helenístico e antigo tardio, com bustos, relevos e estatuária. Destaques destes espaços são a estátua de Procne (possivelmente obra de Alcamenes), a cabeça de Alexandre, o grande, e o afamado Relevo Lenormant, representando uma trirreme ateniense.

Está prevista a reformulação de todo o sistema expositivo quando terminar a transferência das obras para a nova sede.


As cariátides originais do Erecteion...............................................Estátua monumental de Atena em combate

Novo edifício
O novo edifício tem três andares, vistas panorâmicas da Acrópole e abriga cerca de 350 objetos e esculturas que anteriormente podiam ser vistas num pequeno espaço situado no alto do monte.

  • primeiro andar: encontram-se cerâmicas e esculturas, enquanto as famosas cariátides, colunas esculpidas na forma de mulheres, que sustentavam o pórtico sul do templo de Erecteion, agora decoram a rampa que leva ao segundo andar.
  • segundo andar: pode-se ver as esculturas dos templos de Atena e o propileu na entrada da Acrópole.
  • terceiro andar: está uma reconstrução dos mármores do Partenon – frisos do Partenon, painéis esculpidos em mármore que circundavam esse que era um dos principais templos da Acrópole, construído no século V aC. A maioria desses painéis encontra-se hoje no Museu Britânico, e a Grécia reivindica sua devolução há décadas.



O museu terá o piso em vidro, permitindo que os visitantes vejam, o subsolo, as escavações arqueológicas realizadas no local. (ao lado foto da entrada do museu com vista para as escavações)



Origem: Wikipédia

Leia Mais…

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros