quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O castelo de Fontainebleau

– Triunfo da harmonia e da medida francesa –


Fontainebleau foi construído por reis da Casa de Valois e foi habitado pelos Bourbons. Depois foi conspurcado pelos Bonapartes.

A fachada lateral de Fontainebleau dá uma certa idéia do castelo. Ela é luminosa. O teto não é inteiramente horizontal, mas de vez em quando é interrompido por altos corpos de edifícios. A fachada tem uma sucessão de janelas com painéis.

Na fachada principal de Fontainebleau vê-se o gosto pela harmonia e pela medida francês. Há uma harmonia extraordinária entre o primeiro e o segundo andar. As mansardas do segundo andar fazem arco para o andar térreo. O inefável, a proporção está em tudo.

Há uma variedade que ainda lembra o variado gótico. O fer-à-cheval é a escadaria mais famosa do mundo. Ela é chamada de ferradura, porque a parte central corresponde vagamente ao esquema de uma ferradura. Há um movimento extraordinário da escadaria. Ela se desenvolve, fecha-se, abre-se numa reta, volta atrás um pouco, abre-se mais de novo, e depois repentinamente muda de direção. Enquanto isso, o corrimão de um lado faz movimentos que não são análogos, mas que são de uma agradável proporção com o movimento do outro lado. Há uma elegância de vai-e-vem.

Embaixo há uma porta de entrada que não é a porta nobre. O andar térreo não era nunca o andar nobre. O andar nobre era sempre o primeiro. Ali está a porta nobre e o busto de um personagem que se quis glorificar. O princípio monárquico e o aristocrático estão fortemente representados com a maior distinção.

História
O velho castelo que se erguia neste local já era usado no final do século XII pelo Rei Luis VII, para quem Thomas Becket consagrou a capela. Fontainebleau foi uma das residências favoritas de Filipe II e de Luis IX. O criador do atual edifício foi Francisco I, para quem o arquiteto Gilles le Breton erigiu a maior parte das construções do Cour Ovale (Pátio Oval), incluindo a Porte Dorée, a sua entrada Sul. Este rei também convidou para França, Sebastiano Serlio e Leonardo da Vinci. A Galeria de Francisco I, com os seus afrescos feitos em estuque por Rosso Fiorentino, foi construida entre 1522 e 1540, sendo a primeira grande galeria decorada construída na França. De um modo geral, em Fontainebleau o Renascimento foi introduzido na França. A Salle des Fêtes, no reinado de Henrique II, foi decorada pelos pintores Maneiristas italianos, Francesco Primaticcio e Niccollo dell Abbate. A "Ninfa de Fontainebleau", de Benvenuto Cellini, encomendada para o palácio, está no Louvre.

Outra campanha de extensas construções foi levada a cabo por Henrique II e Catarina de Médici. Ao Fontainebleau de Francisco I e Henrique II, Henrique IV adicionou o pátio que carrega o seu nome, e ainda o Cour des Princes, com a adjacente Galerie de Diane de Poitiers e a Galerie des Cerfs, usada como biblioteca. Uma "segunda escola de decoradores de Fontainebleau", menos ambiciosa e original que a primeira, esteve envolvida nestes projetos adicionais. Henrique IV perfurou o parque florestal com um canal de 1200 m (onde se pode pescar atualmente) e ordenou a plantação de pinheiros, olmeiros e árvores de fruta.

Três séculos depois o palácio entrou em decadência; durante a Revolução Francesa muito do mobiliário original foi vendido, no decurso das vendas revolucionárias do conteúdo de todos os palácios reais, concebidas como uma forma de conseguir dinheiro para a nação e assegurar que os Bourbons não poderiam voltar aos seus confortos. Uma década depois o Imperador Napoleão Bonaparte, começou a transformar o Château de Fontainebleau num símbolo da sua grandeza, como uma alternativa ao vazio Palácio de Versailles, com as suas conotações Bourbon. Em Fontainebleau, Napoleão:
  1. assinou a sua abdicação, com o Tratado de Fontainebleau,
  2. despediu-se da sua Velha Guarda e foi para o exílio, em 1814.
Com modificações à estrutura do palácio, incluindo a entrada de cantaria suficientemente larga para a sua carruagem, Napoleão ajudou a fazer do palácio o local que os visitantes conhecem atualmente. Fontainebleau foi o cenário da Corte do Segundo Império, do seu sobrinho Napoleão III.

Filipe IV, Henrique III e Luís XIII nasceram neste palácio, e o primeiro destes reis também morreu aqui. Hóspedes Reais dos Reis Bourbon foram instalados em Fontainebleau:
  • Pedro I da Rússia,
  • Cristiano VII da Dinamarca
– na época de Napoleão:
  • o Papa Pio VII — em 1804 quando veio consagrar Napoleão como Imperador, e entre 1812 e 1814, quando foi seu prisioneiro.
Atualmente, parte do palácio alberga as "Écoles d'Art Américaines", uma escola de arte, arquitetura e música para estudantes dos EUA. Preservado nos campos está o jeu de paume (quadra de tênis real) de Henrique IV. É a maior quadra de tênis deste gênero no mundo, e uma das poucas de propriedade pública.

Em 1981, o Château de Fontainebleau foi classificado Património Mundial pela UNESCO.

Fonte: Wikipédia e Castelos medievais

Leia Mais…

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros