segunda-feira, 10 de maio de 2010

Anastasia Romanovna, imperatriz da Rússia


Anastasia Romanovna Zakharyina-Yurieva (... † 7 de Agosto de 1560) foi a primeira mulher do czar Ivan, o Terrível e a primeira czarina da Rússia. Era filha do boiardo Roman Yurievich Zakharyin-Yuriev, Okolnichi, que morreu em 16 de fevereiro de 1543, e que deu o seu nome à Dinastia Romanov de monarcas russos, e de Uliana Ivanovna, falecida em 1579. (ao lado foto da estátua de Anastasia)


Foi escolhida para noiva de Ivan de entre um grande número de candidatas possíveis, levadas ao Kremlin especificamente para o processo de seleção. Todas as famílias nobres de toda a Rússia receberam convites para apresentar jovens em candidatura (diz-se que houve entre 500 e 1500 moças em concurso).

– Anastasia e Ivan casaram em 3 de fevereiro de 1547 na Catedral da Anunciação. Tiveram seis filhos:
  1. Anna,
  2. Maria,
  3. Dmitri,
  4. Ivan,
  5. Evodokia e
  6. Teodoro (Feodor).


Supõe-se que Anastasia tenha exercido uma influência moderadora no temperamento volátil e violento de Ivan. No Verão de 1560, caiu doente e em consequência disso, Ivan sofreu um grave colapso emocional em que suspeitava que Anastasia tinha sido vítima de ações malévolas e tinha sido envenenada pelos boiardos. Embora na época não tenham existido provas de tal crime, Ivan mandou torturar e executar grande número de boiardos, contra quem já tinha ódio devido aos abusos cometidos contra si durante a sua infância. Exames aos restos mortais de Anastasia no final do século XX por arqueólogos e cientistas forenses encontraram provas de envenenamento.

  • O irmão de Anastasia Nikita Romanovich foi o pai de Feodor, o primeiro a usar o apelido Romanov.



Fonte: Wikipédia

Leia Mais…

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros