quarta-feira, 29 de julho de 2009

Isabel imperatriz da Rússia


Isabel (Yelisavet) Petrovna (29 dezembro 1709 - 5 janeiro 1762). Filha de Pedro I e de Catarina I da Rússia, subiu ao trono depois que uma revolta militar que derrubou o Czar Ivan VI.


Isabel, a segunda filha mais velha de Pedro o Grande e Catarina I da Rússia, nasceu em Kolomenskoye, perto de Moscou, em 18 de dezembro de 1709. Seus pais casaram secretamente na Catedral da Santíssima Trindade, em St.Petersburg, em novembro de 1707. O casamento foi tornado público em fevereiro de 1712. Como os seus pais não eram publicamente reconhecidos como sendo casados no momento do seu nascimento, Isabel foi tida como "ilegitima" o que seria utilizado por adversários políticos para contestar o seu direito ao trono. Dos 12 filhos de Pedro e Catarina (4 filhos e 8 filhas), apenas 2 filhas, Anna e Isabel sobreviveram. Pedro teve a intenção de casar sua segunda filha com o jovem rei francês Luis XV , mas os Bourbons recusaram a oferta. Isabel tinha sido noiva do príncipe Karl Augustus de Holstein-Gottorp. Poucos dias após o noivado, Karl Augustus morreu. Na época da morte de Pedro, não tinha conseguido plano de casamento.

Como criança, Isabel foi brilhante. Seu pai a adorava, era a filha, em muitos aspectos semelhante a ele como uma réplica feminina, tanto física como temperamental. Ela era fluente em italiano, alemão e francês, era também excelente dançarina e ciclista. Desde seus primeiros anos ela encantava com a sua extraordinária beleza e vivacidade. Era conhecida comumente como a principal beleza do império russo.


Realizou numerosas reformas:
  • abolição da pena de morte, estabelecimento do Senado (1743),
  • criação de um conselho político supremo (1743),
  • supressão das aduanas interiores (1754),
  • fundação da Academia de Artes (1757),
  • reorganização do comércio interior,
  • ampliou os poderes da nobreza, restringidos por Pedro I, e a situação do campesinato piorou.

Na política exterior, favoreceu a aliança com a Áustria intervindo na Guerra dos Sete Anos contra Federico II de Prússia. Realizou uma guerra contra a Suécia que deu a Rússia o sul da Finlândia. Era uma das mais amadas monarcas russas, porque ela não permitia alemães no governo e nenhuma pessoa foi executada durante o seu reinado.

Sucessão
Como era solteira e sem filhos era imperativo para Isabel encontrar um herdeiro legítimo e assegurar a dinastia Romanov. Ela escolheu o seu sobrinho, Pedro de Holstein-Gottorp. Isabel foi muito consciente de que o deposto Ivan VI, que tinha detido na Schlusselburg Fortaleza e colocado em isolamento, era uma ameaça para seu trono. Desejosa de ver a dinastia garantida, Isabel convida Sophie a Princesa Anhalt-Zerbst como noiva para seu sobrinho. Na sua conversão para a Igreja Ortodoxa Russa, Sophie foi dado o nome de Catarina, em memória da mãe de Isabel. O casamento teve lugar no dia 21 de agosto de 1745 e dessa união nasceu o futuro Paulo I, em 20 de setembro de 1754. Existe uma considerável especulação sobre a real paternidade de Paulo I. Isabel assumiu o jovem Paulo e agiu como se ela fosse a mãe e não Catherine. Isabel tinha tomado a decisão que Paulo deveria ser o verdadeiro herdeiro e bisneto do pai, Pedro, o Grande.

Morte
No final dos anos 1750, a saúde de Isabel começou a declinar, começou a sofrer uma série de tonturas e se recusou a tomar o medicamento prescrito. Finalmente, em 25 de dezembro de 1761, a imperatriz morreu. Ela foi enterrada na Catedral Pedro e Paulo em São Petersburgo, em 3 de fevereiro de 1762. (há duas formas nas datas de nascimento e morte de Isabel)

Fonte: Wikipédia

Leia Mais…

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros