domingo, 19 de abril de 2009

A loucura dos reis – A saga sueca

Embora a loucura de Joana de Castela e a de Dom Carlos possam sem dúvida ter constituído uma ameaça para a estabilidade de suas nações, nenhum dos dois possui autoridade direta ou efetiva sobre seus povos. Apenas dois entre os chamados 'monarcas medievais insanos' realmente presidiram seus governos e causaram um impacto significativo na história de seus países:

  1. Carlos VI da França – acessos de loucura intermitentes, ocorreram durante um longo período, desestabilizando o governo e contribuindo para a situação infeliz e caótica de uma nação em guerra com os ingleses
  2. Henrique VI da Inglaterra – acessos de curta duração, mas se manifestaram num momento de aguda crise política, geraram efeitos adversos cruciais
Assim foi também a loucura do rei sueco Eric XIV, seu reinado durou apenas oito anos e terminou com sua deposição em 1568, mas o colapso mental, evidentemente esquizofrenia, que experimentou no final de seu reinado teve efeitos desastrosos e duradouros sobre a monarquia e a nação sueca.

Leia Mais…

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros