sábado, 30 de janeiro de 2010

Órgãos Barrocos

Coleção de órgãos barrocos em igrejas brasileiras
Instrumentos de valor histórico inestimável

Entre o fim do século XVII e meados do XIX, aparece na Europa uma preciosa coleção de órgãos de igreja, que até hoje, se distingue pelas dimensões monumentais, pela riqueza de ornamentos e pelo som, de nitidez incomparável. De valor inestimável para a arte sacra e a música erudita, tendo sido uma das principais ferramentas de trabalho de compositores famosos. Esses órgãos barrocos formam um surpreendente acervo no Brasil. De uma centena deles de que se tem registro no século XVIII, sobraram 15, dois dos quais em funcionamento. A coleção chama atenção pelo exagero de pinturas e entalhes recobertos de ouro e ainda por uma peça que a torna singular:

• instrumento de 1710 assinado pelo alemão Arp Schnitger (1648-1719), espécie de Antonio Stradivari, o célebre construtor de violinos, no mundo dos órgãos barrocos. Não há mais que 30 desses, e o do Brasil enfeita a Catedral da Sé de Mariana em Minas Gerais, doado em 1753, por D. José I, rei de Portugal.


No Brasil imperial, os órgãos barrocos se popularizaram como o que ocorria naquele tempo nas cortes europeias. Na cena da coroação de D. Pedro I, em 1822, retratada por Debret, aparece ao fundo o órgão no qual se executou, naquela ocasião, composição de José Maurício Nunes Garcia, um dos grandes nomes da música barroca brasileira. Tal órgão, pode ser visto na antiga Catedral da Sé do Rio de Janeiro.

Países como Espanha e Portugal, donos de valiosas coleções de órgãos barrocos, já se dedicam à conservação desses instrumentos há um século. Na cidade mineira de Bom Jesus do Amparo se encontra destroços de um órgão barroco do século XIX, obra de um artesão local. Com o que sobrou ainda é possível reconstruir o maquinário original. Outra preciosidade é o órgão do Mosteiro de São Bento, no Rio que só ficou de pé a caixa original.

  • O inventário dessas obras é o primeiro passo para a conservação do tesouro que restou.

Origem: trechos do texto de Marcelo Bortoloti da revista Veja - ed. 2150 - ano 43 - nº 5 - 3 fev 2010

Leia Mais…

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros