sábado, 24 de julho de 2010

Ponte Carlos – Praga

A Ponte Carlos é a ponte mais velha de Praga, e atravessa o rio Moldava da Cidade Velha até a Cidade Pequena. É a segunda ponte mais antiga existente na República Tcheca. Sua construção começou em 1357 a pedido do rei Carlos IV, e foi finalizada nos princípios do século XV. Sendo ela a única forma de atravessar o rio, a Ponte Carlos se transformou na via de comunicação mais importante entre a Cidade Velha, o Castelo de Praga e as zonas adjacentes até 1841. Originalmente, esta via de comunicação foi chamada de Ponte de Pedra e Ponte de Praga, mas leva sua denominação atual desde 1870.


Estrutura
A ponte têm uma longitude de 516 metros, e sua largura é quase 10 metros, se encontra apoiada em 16 arcos. Está protegida por 3 torres distribuídas entre seus dois lados, duas delas em Malá Strana e as restantes na Cidade Velha. A torre localizada no lado da Cidade Velha é considerada por muitos como uma das construções mais impressionantes da arquitetura gótica no mundo. A ponte está decorada por 30 estátuas situadas em ambos os lados.

A maioria das estátuas foram realizadas entre 1683 e 1714 e são em estilo barroco, representam vários santos e patronos venerados naquela época. Entre os artistas que decoraram a ponte com suas obras se encontravam os mais proeminentes da Bohemia: Matthias Braun, Jan Brokoff e seus filhos Michael Joseph Brokoff e Ferdinand Maxmilian Brokoff, entre outros.

Entre as esculturas mais notáveis, se encontram as de São Luthgard, o Calvário e a de São João Nepomuceno. Acredita-se que passando a mão na estátua dá sorte, porisso do dourado da parte inferior. Também conhecida como a estátua do cavalheiro Bruncvík.

A partir de 1965, todas as estátuas foram sendo substituídas com réplicas, sendo exibidas as obras originais no Museu Nacional.




Fonte: Wikipédia

Leia Mais…

Provença-Alpes-Costa Azul


Provença-Alpes-Costa Azul (em francês Provence-Alpes-Côte d'Azur) é uma das 26 regiões administrativas da França. Constantemente chamada de PACA, nome originado por suas iniciais. Situada na região sul da França, faz limite com a Itália ao leste, com a região de Ródano-Alpes ao norte, com a região Languedoc-Roussillon ao oeste e banhada pelo mar Mediterrâneo ao sul. A região é dividida em seis departamentos e sua prefeitura se situa na cidade de Marselha.




História
A região é formada por seis departamentos, que eram as províncias da Provença e do Delfinado (Dauphiné) durante o Antigo Regime. Uma parte de Vaucluse é resultado da anexação do condado durante o período revolucionário e a maior parte dos Alpes-marítimos da incorporação do condado de Nice a França durante o segundo império.

– Provence
Seu litoral foi colonizado inicialmente pelos gregos e fenícios. Com a invasão romana, recebeu o nome de Provintia Romana fazendo parte da Galia Transalpina. Foi dominada sucessivamente por vários povos germânicos como os ostrogodos, os burgundios e os francos. No ano de 879 a área foi incorporada ao reino de Provence, as vezes chamada Borgonha Cisjurana e no século X ao reino de Arles.

No início do século XII foi submetida a jurisdição dos condes de Barcelona e durante o governo de Pedro II (1177-1213) se viu afetada pela Cruzada promovida pelo papa Inocêncio III contra os albigenses (Catarismo).

Posteriormente perdeu toda autonomia, ficando submetida a Casa de Anjou que governou o território desde 1245 até 1482 , quando a região caiu ao domínio do rei Luis XI da França, sendo anexada em 1486.

Durante a revolução francesa foi dividida em três departamentos: Bocas do Ródano, Var e Alpes Marítimos.

– Condado de Nice
Era uma divisão adminstrativa do Condado de Savoia criado em 1388 e anexado a França em 1860 e hoje faz parte do departamento Alpes-Maritimes.

Em 1380, a duquesa Jeanne (conhecida como Rainha Jeanne) sem descententes adotou Louis d'Anjou, irmão do rei da França (Carlos V). O primo de Louis assassinou Jeanne e iniciou uma briga pela sua sucessão que terminaria com a vitória de Louis d'Anjou. Em 1388 foi feito um acordo entre o governador de Nice (Jean Grimaldi de Beuil) e o conde de Savoia (Amadeu VII) incorporou Nice à Savoia.

– Condado de Venaissin
Nome da região ao redor da cidade de Avinhão, hoje faz parte do atual departamento de Vaucluse.

– Delfinado
Sua atual capital é Grenoble. Seu último delfim, Humberto II, sem herdeiros vendeu sua província ao rei francês, Filipe VI, em 30 de março de 1349.



Demografia
Com uma superfície de 31 838 km² é a sétima região em extensão na França. Possui 4,5 milhões de habitantes sendo a terceira mais povoada onde a grande maioria da população se concentra no litoral junto ao mar mediterrâneo.

Possui seis departamentos:
  1. Alpes da Alta Provença
  2. Alpes Marítimos
  3. Bocas do Ródano
  4. Altos Alpes
  5. Var
  6. Vaucluse


– Relevo
Compreende zonas de altas montanhas, os Alpes se situam ao sudoeste. Seu pico mais alto é a montanha Barre des Écrins (4102 m). Destacam-se ainda a planície litorânea.

– Clima
Clima mediterrâneo influênciado por ventos do norte (o mistral).


Fonte: Wikipédia

Leia Mais…

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros