domingo, 23 de agosto de 2009

Portão de Brandenburgo

O Portão de Brandenburgo ou Porta de Brandenburgo (em alemão: "Brandenburger Tor"), símbolo da cidade de Berlim, capital e maior cidade da Alemanha. É o único remanescente de uma série de outras entradas de Berlim. Constitui na terminação monumental da "Unter den Linden" (uma das principais avenidas da cidade), que dá acesso à residência real. Sua construção foi ordenada pelo rei prussiano Frederico Guilherme II.


Construção:
Construída no estilo neoclássico, possui 12 colunas dóricas de estilo grego. Sendo 6 de cada lado. Há 5 vãos centrais por onde passam 5 estradas. Sobre o arco está a:
  • quadriga – estátua da deusa grega Eirene ou Irene, deusa da paz, em uma biga puxada por 4 cavalos. Suas dimensões são de 26 m de altura, 11 m de profundidade e 65 m de largura. (visto de frente).
Originalmente a quadriga estava com sua frente voltada para a parte oeste de Berlim, de costas para a "Pariser Platz", mas os soviéticos fizeram a inversão, ficando sua face voltada para leste (que era a parte oriental de Berlim).

quadriga

As portas de Brandenburgo foram construídas sobre outras portas. Uma década após o fim da Guerra dos Trinta Anos, a partir de 1658, Berlim começou a expandir-se como uma fortaleza, cercada por altos muros. Onde atualmente existem as portas foram construídas nessa época umas primeiras, para servir como uma das entradas para a cidade. Na segunda metade do século XVIII, a burguesia ganhava força e o rei da Prússia, Frederico Guilherme II, iniciou um plano de reestruturação da cidade, dando a ela mais esplendor. Esse projeto previa a construção de umas novas portas, mas o projeto sofreu constantes atrasos e somente em 1788 as antigas portas foram demolidas. As obras foram iniciadas no ano de 1789 e duraram até 1791. Quando foi aberto ao trânsito ainda faltavam as esculturas e a quadriga, sendo finalizada posteriormente.


História:
  1. Entre as 6 colunas dóricas passavam 5 estradas em que apenas 2 (as mais extremas de cada lado) estavam abertas ao livre trânsito civil.
  2. A rua principal (do meio) apenas podia ser percorrida pela comitiva real.
  3. Não houve, no momento da inauguração, qualquer tipo de cerimônia nem nenhum tipo de solenidade.
  4. Foi aberto ao trânsito no dia 6 de agosto de 1791. As Portas de Brandenburgo davam ao rei acesso direto do palácio real até ao “Tiergarten”, seu jardim (na parte externa da cidade).
  5. A quadriga foi instalada em 1793, 2 anos após a abertura, mas permaneceu pouco tempo sob as portas.
  6. As tropas francesas de Napoleão Bonaparte invadem Berlim, atravessando as portas de Brandenburgo em outubro de 1806.
  7. Em dezembro do mesmo ano, para simbolizar a dominação francesa, Bonaparte manda a quadriga para Paris.
  8. A quadriga retornou a Berlim em 1814 e segundo a vontade de Frederico Guilherme III, recebeu uma cruz de ferro e uma águia prussiana, e passou a significar a vitória (antes era um símbolo da paz).
  9. Em 1868, cai o velho muro de proteção da cidade, que circundava Berlim, e acrescentou-se às extremidades das portas 2 pequenos pavilhões sobre colunas, com a metade da altura das portas.
  10. Nos últimos dias da II Guerra Mundial tanto as portas como a quadriga foram danificadas.
  11. Berlim ficou dividida em 4 setores (estando as portas no setor soviético), e as portas de Brandenburgo retomaram a sua função original fazendo a divisão entre os setores leste e oeste, soviético e britânico (respectivamente).
  12. Inicialmente havia o livre tráfego através das portas.
  13. A quadriga foi retirada mais uma vez, em 1950, pelas autoridades soviéticas, e praticamente destruída.
  14. Portas e quadriga, foram reestruturadas em conjunto, ficando a reforma das portas sob a responsabilidade de Berlim oriental e a da quadriga para Berlim ocidental.
  15. Em julho de 1958 a reforma estava encerrada, a quadriga, que havia sido fundida em partes, foi remontada em 1 e 2 de agosto na praça "Pariser Platz" (do lado soviético).
  16. Na noite de 2 para 3 de agosto a quadriga foi levada para Marstall (do lado soviético).
  17. Na noite de 16 de setembro a águia e a cruz de ferro - tidas como símbolo do militarismo alemão - foram retiradas.
  18. Em 27 de setembro de 1958, a quadriga foi instalada no alto das portas de Brandenburgo, para ira do lado ocidental o monumento foi invertido. Os cavalos, que antes galopavam em direção a Berlim ocidental, foram postos de frente para a "Pariser Platz" (do lado soviético).
  19. As decisões unilaterais soviéticas sobre as portas chegaram ao fim em 14 de agosto de 1961, as portas foram isoladas e o muro de Berlim foi construído sem que as portas fizessem divisão entre os 2 setores.
  20. As portas ficaram completamente interrompidas para o tráfego de pedestres e automóveis por quase 30 anos, somente com a queda do Muro de Berlim, na noite de 9 para 10 de novembro de 1989, a sua reabertura foi repensada.
  21. Em 22 de dezembro as portas foram reutilizadas como divisão de fronteira, e em poucos meses o muro desapareceu por completo.





Hoje tanto a área quanto as portas estão reestruturados, e as portas unem o centro histórico da cidade ao “Tiergarten”, a sede do parlamento e a nova praça “Potsdamer Platz”. Os automóveis podem atravessar as portas desde 7 de março de 1998 no sentido de leste para oeste (na direção contrária é preciso contorná-las). A cruz de ferro e a águia prussiana foram reincorporadas à quadriga em 1991, mas os cavalos ainda galopam em direção a "Pariser Platz".

* Hoje as portas que um dia separam Berlim e que foram atravessadas em desfile por tropas napoleônicas, revolucionárias , e nazistas, é o símbolo da prosperidade e unificação alemã *

Origem: Wikipédia

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Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
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