quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Jerusalém


Capital e maior cidade de Israel, situada entre o mar Mediterrâneo e o mar Morto, a aproximadamente 93 km à leste de Tel Aviv-Jaffa. Uma cidade santa para três grandes religiões monoteístas do mundo:

  1. judaísmo
  2. cristianismo
  3. islamismo




Lugar sagrado para:
  • cristãos – por ser o cenário da Última Ceia, da crucificação e ressurreição de Jesus Cristo;
  • judeus – é um símbolo de sua terra natal, lugar onde se encontra o Templo de Jerusalém;
  • muçulmanos – é sagrada por ser o local de onde o profeta Maomé ascendeu ao céu

Na Jerusalém atual há duas partes claramente diferenciada:
  • a cidade antiga
Entre os monumentos mais notáveis da cidade antiga encontram-se a Basílica do Santo Sepulcro; o Muro Ocidental Judeu (Muro das Lamentações) – o que sobrou de um grande templo construído por Herodes 'o Grande'; a Cúpula da Rocha – construída no lugar em que se acredita que Maomé tenha subido ao céu, a colina de Al Aqsa e a Cidadela – uma estrutura do século XIV, construída no lugar onde se encontrava a Fortaleza de Herodes.

  • a cidade nova
Os lugares mais interessantes da cidade são: O Museu de Israel, a Universidade Hebraíca de Jerusalém (1918) e os edifícios do Knesset (Parlamento) israelita, construídos em 1965.


______________________História_______________________
O lugar onde se encontra Jerusalém é habitado desde o paleolítico. Os habitantes originais foram expulsos pelos cananeus. Caiu sob o domínio egípcio no século XV a.C . Mais tarde, por volta de 1250 a.C , os hebreus iniciaram a conquista de Canaã. No entanto, as fortificações de Jerusalém impediram durante 200 anos que a cidade sucumbisse, até que finalmente foi ocupada por Davi, depois de ter sido ungido rei de Israel. Salomão concluiu o Templo onde foi guardada a Arca da Aliança e levou Jerusalém ao auge do seu esplendor, transformando-a na cidade sagrada do judaísmo.

A conquista romana ocorreu no ano de 63 a.C e o período de apogeu aconteceu durante o reinado de Herodes 'o Grande'. A rebelião dos judeus contra a autoridade romana fez com que o imperador Tito invadisse e arrasasse a cidade e o Templo, no ano 70 d.C , o que supostamente deu início à grande diáspora.

O imperador Adriano, em sua tentativa de romanização, proibiu a circuncisão, o que provocou rebeliões entre os anos 132 e 135, sufocados com medidas drásticas:
  • proibiu que os judeus vivessem na parte antiga e
  • construiu uma cidade nova chamada Aelia Capitolina

Com Constantino I 'o Grande' o cristianismo converteu-se na religião do Império e os cristãos peregrinaram e colonizaram a cidade, na qual foram construídas muitas igrejas, entre elas a do Santo Sepulcro, também foi a época da redação do Talmude de Jerusalém.

Novamente a cidade foi conquistada pelos persas, sob o comando do rei Cosroes II, em 614 e depois em 637 pelos muçulmanos, chefiados pelo califa Omar I. Foi quando construíram a Mesquita da Cúpula da Rocha. Os turcos seldjúquidas chegaram no ano 1071 e proibiram a entrada na cidade dos peregrinos cristãos, fato que desencadeou as Cruzadas. Em 1099, os cruzados, dirigidos pelo nobre francês Godofredo de Bouilon, conquistaram a cidade, que passou a pertencer ao Reino Latino de Jerusalém até 1187, ano em que foi reconquistada pelos muçulmanos, sob o comando de Saladino I.

Desde o século XIII, Jerusalém continuou recebendo investidas de outros povos conquistadores ao mesmo tempo em que recebia muitos judeus europeus que fugiam de diferentes perseguições. O mandato britânico da Palestina durou 23 anos (de 1922 a 1948), quando foi proclamado o Estado de Israel. Novamente Jerusalém foi cenário de sangrentas lutas entre judeus e árabes que não aceitavam o plano de divisão da Organização das Nações Unidas (ONU), segundo o qual Jerusalém transformava-se em área internacionalizada, assegurando o livre acesso aos lugares santos das diferentes religiões. Isto foi resolvido com uma divisão na qual Israel ficava com a parte nova e a Jordânia com a parte antiga e seus arredores (Jerusalém Oriental). Em 1950, o Knesset decretou que Jerusalém seria a capital de Israel e, em 1980 consumou sua reunificação, embora não houvesse reconhecimento da comunidade internacional. Os acordos assinados em 1993, entre Arafat e Yitzhak Rabin, previam que Jerusalém oriental seria palestina. Mas em 1996 assentamentos judeus nesta parte da cidade, desencadearam novos conflitos, que se arrastam até os nossos dias.



Fonte: Enciclopédia Microsoft Encarta 1993-1999

Leia Mais…

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros