terça-feira, 13 de julho de 2010

Guilherme II da Alemanha


Guilherme II da Prússia – Frederico Guilherme Victor Alberto de Hohenzollern nasceu em Berlim a 27 de janeiro de 1859 e morreu em 4 de junho de 1941. Foi o último imperador alemão (Kaiser) e o último Rei da Prússia, detendo os títulos entre 1888 e 1918.


Guilherme era filho do Príncipe-Herdeiro Frederico da Prússia, depois Frederico III, e de sua esposa, a Princesa Real da Grã-Bretanha, Vitória (filha da Rainha Vitória da Inglaterra). Sua mãe era tia da Imperatriz Alexandra (a mulher do Czar Nicolau II da Rússia), e a irmã do Rei Eduardo VII da Inglaterra. A Rainha Vitória de Inglaterra era sua avó. Um traumático incidente à nascença incapacitou-o parcialmente, tendo-lhe deixado o braço esquerdo atrofiado, uma deficiência que ele tentou sempre esconder. Vários historiadores viram neste traumatismo uma razão para a necessidade de compensação psicológica através das cerimônias pomposas e o estilo autocrático que o caracterizaram. Muitos apontam-no como o exemplo acabado do homem errado no lugar errado, uma figura com um carácter muito aquém da sua responsabilidade na história.

Imperador germânico nascido no castelo de Potsdam, perto de Berlim, que depois de ocupar o trono durante três décadas, foi testemunha e participante do desaparecimento do império alemão, desmembrado após a primeira guerra mundial.. Era filho mais velho do rei Frederico, que ocupou o trono durante apenas três meses, como Frederico III, e de Victoria, primogênita da rainha Vitória da Inglaterra. Apesar de uma atrofia congênita do braço esquerdo, ingressou na escola militar e, mais tarde, na guarda real, da qual faria parte até se tornar Kaiser, em 1888. Seu caráter autoritário e sua concepção de poder levaram-no a um confronto com o chanceler Otto von Bismarck, na discussão sobre reformas trabalhistas propostas pelo imperador, que resultou na demissão do famoso primeiro ministro (1890). Com um novo chanceler, Leo Caprivi, Graf von Caprivi ou conde de Caprivi, iniciou uma política conhecida como neue Wegrinchtung, que visava aliviar o descontentamento do proletariado e evitar o crescimento do Partido Socialista. Sem êxito desencadeou uma política de intenso nacionalismo, de promover o prestígio internacional da Alemanha e defender uma política de âmbito mundial. Assim empreendeu um programa de fortalecimento das forças armadas, em especial da Marinha, o que provocou a desconfiança das nações europeias. Acirrou a rivalidade anglo-alemã. Com a criação da Tríplice Aliança, constituída pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália (1882) contra a França, gerou em oposição a criação da chamada Tríplice Entente integrada pela França, Reino Unido e Rússia e, assim essa ambiciosa política de poder promoveu a intensificação de um complicado panorama político internacional que deu início a primeira guerra mundial (1914). Como resultado da guerra (1914-1918) veio a desagregação do império (1918) e o Kaiser foi obrigado a exilar-se nos Países Baixos e onde permaneceu até morrer, em Doorn, Países Baixos.


Descendência
– da sua primeira esposa, a Imperatriz Augusta Vitória de Schleswig-Holstein:
  1. Guilherme da Alemanha – 6 maio 1882-20 julho 1951, príncipe herdeiro
  2. Eitel Frederico da Prússia – 7 julho 1893-8 dezembro 1942
  3. Adalberto da Prússia – 14 julho 1884-22 setembro 1948
  4. Augusto Guilherme da Prússia – 29 janeiro 1887-25 maio 1949
  5. Óscar da Prússia – 27 julho 1888-27 janeiro 1958
  6. Joaquim da Prússia – 17 dezembro 1890-18 julho 1920, considerado para o trono da Irlanda
  7. Vitória Luisa da Prússia – 13 setembro 1892-11 dezembro 1980



Fonte: Wikipédia

Leia Mais…

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros