terça-feira, 3 de março de 2009

Prússia e a família Hohenzollern

Hohenzollern – Família originária do sul da Alemanha, seu nome vem do castelo Zollen. Governaram Nuremberga da Francônia e Swabia. Sua importância começa com o título de eleitor do Sacro Império Romano Germânico em 1415, depois da aquisição de Brandenburgo pelo seu primeiro eleitor: Frederico I (marquês). figura do Castelo de Zollen hoje




– reinaram no ducado da Prússia de 1525 a 1701 e no reino da Prússia de 1701 a 1918
– reinaram no Império Alemão de 1871 a 1918
– foram destronados no fim da 1ª Guerra Mundial
– foram condes, príncipes, bispos, rainhas de Portugal e reis da Romênia
– há vários ramos da família
  • o escudo da camisa de futebol da Alemanha tem uma águia, símbolo da República Federativa Alemã desde 1949, homenagem ao emblema da Família Hohenzollern


Cronologia
1226 – Conrado da Mazóvia convidou a Ordem de Cavaleiros Teutônicos (instalados na Transilvânia) a conquistar as tribos prussianas nas suas fronteiras, os cavaleiros, então criaram um Estado semi independente que se chamou Prússia

1446 – por motivos de derrotas em batalhas, foram obrigados a reconhecer a soberania polonesa

1525 – o grão mestre da ordem dos Cavaleiros converteu-se ao protestantismo

1577 – Jorge Frederico Brandenburgo é convidado a administrar o ducado da Prússia, dependência da Polônia até 1660

1618 – João Sigismundo Brandenburgo (eleitor) da família Hohenzollern, herdou o ducado

1660 – o território da Prússia foi adquirido da Polônia por Frederico Guilherme Hohenzollern

1662 – reconhecida sua soberania

1701 – Frederico III com permissão de Leopoldo I (Sacro Império Romano Germânico), usa o título de 'rei' da Prússia, forma-se um grande exército, só atrás da Rússia e França, com participação dos huguenotes (protestantes)

1871 – A Prússia rodeada por pequenos reinos, centenas de principados e ducados germânicos, Guilherme I, resolve unificá-los auxiliado por Bismarck. Para virar um estado soberano sob a liderança da Prússia – a fundação do Império Alemão.


Prússia
O nome deriva de antigos prussianos, povo báltico, parente dos lituanos. A Prússia Ducal foi um feudo, a Prússia Oriental foi controlada pela Ordem Teutônica e vassala dos poloneses até 1660. A Prússia Real foi uma província polonesa e a Prússia Ocidental integrou a Polônia até 1772. A maioria dos prussianos de língua alemã considerou-se germânico, professando as virtudes prussianas:
  • organização perfeita
  • sacríficio
  • o Estado de direito
  • obediência à autoridade
  • militarismo
A Prússia expandiu-se e dominou o norte da Alemanha em 1867 – Confederação da Alemanha do Norte – que se transformou em 1871 no Império Alemão. Foi a maior unidade territorial e administrativa do Império Alemão, da República Weimar e do 3º Reich, desde 1871 a 1945.

Leia Mais…

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros