sábado, 7 de novembro de 2009

Castelo Neuschwastein

O castelo de Neuschwanstein foi construído pelo rei Luís II da Baviera entre 1845-1886. Corresponde a uma concepção romântica da Idade Média. O Schloss Neuschwanstein (castelo ou palácio Neuschwanstein, "novo cisne de pedra") é um palácio alemão, perto das cidades de Hohenschwangau e Füssen, no sudoeste da Baviera, a escassas dezenas de quilômetros da fronteira com a Áustria.

Luis II entrou para a história como o rei ao mesmo tempo casto e fabuloso, duvidoso e crapuloso, herói e lamacento. Foi uma figura ambígua que marcou a história da Baviera. No castelo nós vemos um dos aspectos bonitos da alma do rei. Ele era apaixonado pelas coisas medievais. A concepção do edifício foi esboçada por Luís II da Baviera numa carta a Richard Wagner, datada de 31 de maio de 1868.

O castelo fica num panorama ultra favorável. Há no fundo um longo movimento montanhoso, e lagos de água puríssima. Também há uma floresta plantada que não é floresta virgem. Mas é tão densa e vigorosa que parece floresta virgem. Bem no meio está o castelo, que recebe sua força dos montes que desembocam nele, dominando tudo o que fica abaixo de um modo soberano. Deita uma garra sobre a natureza como um rei que procede de uma genealogia fabulosa e domina os seus povos de um modo altaneiro. A primeira impressão que sugere Neuschwanstein é produzida pelo jogo das torres. A mais alta, se divide em motivos ornamentais. Tem um telhado cônico, muito pontudo também, que dá a sensação de um píncaro do universo. Ela tem ameias e janelinhas. É uma torre própria para ser habitada. Dentro pode haver um quarto de pedra com uma grande lareira, onde se queima madeira no inverno, com um vitral. O edifício principal é constituído de três andares. O corpo central de Neuschwanstein é um edifício de pedra ou tijolo avermelhado, com um portal magnífico que dá para um terraço, onde há uma última torre.

O conjunto de salas no interior do Palácio contém a Sala do Trono seguida pela suite de Luís II, pelo Hall dos Cantores e pela Gruta. Por todo o lado, o desenho presta homenagem às lendas alemãs de Lohengrin, o Cavaleiro Cisne. O castelo Hohenschwangau, onde Luís II passou grande parte da sua juventude, tinha decorações destas sagas. Estes temas foram tomados nas óperas de Richard Wagner. No entanto, muitas das salas interiores permanecem sem decoração; apenas 14 delas foram finalizadas antes da morte de Luís II.



Depois de Luís II
O castelo é propriedade do estado da Baviera, ao contrário do Schloss Hohenschwangau que é pertença de Franz, Duque da Baviera. Este edifício inspirou a construção de um outro castelo da Casa de Wittelsbach, o Schloss Ringberg. O Schloss Neuschwanstein é contemporâneo do português Palácio da Pena, em Sintra, por vezes referido como "o Neuschwanstein português' (cerca de 1840).

A vizinha Marienbrücke (Ponte de Maria) sobre o desfiladeiro Pöllat, assim chamada em homenagem a Maria da Prússia, providencia uma estupenda vista das fachadas do Schloss Neuschwanstein.

Está previsto que o Castelo Neuschwanstein apareça nas moedas comemorativas de 2€ da Série dos Estados Federados da Alemanha, em 2012.

Em 2007, foi finalista na selecção das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.


Turismo
A partir de 1886, o Castelo Neuschwanstein conta com uma média de 1,3 milhões de visitantes anuais. Cada Verão, mais de 6.000 visitantes diários acumulam-se nas diferentes áreas que foram previstas para uma única pessoa. Contudo, o castelo tem igualmente inconvenientes, pois o estado livre da Baviera deve dispensar cerca de 11,2 milhões de euros por ano para a sua conservação e melhoramento dos serviços aos visitantes, mesmo que isso represente pouco face aos proveitos que o Castelo Neuschwanstein gera.


Curiosidades
  1. O complexo do castelo estende-se por 6.000 metros quadrados articulados em quatro andares e numerosas torres, com uma altura que atinge os 80 metros.
  2. O castelo pode ser considerado como um monumento dedicado a Richard Wagner, o qual Luís II da Baviera admirava muito. De fato, muitas das suas salas são inspiradas em óperas do compositor alemão.
  3. Luís II da Baviera empenhou todo o seu patrimônio na construção do castelo, no entanto habitou durante muito pouco tempo nesta residência.
  4. Luís II observou o avanço dos trabalhos diretamente do castelo onde passou a infância, o vizinho Schloss Hohenschwangau.
  5. A Sala do Trono não tem trono; isto porque Luís II morreu antes que o trono ficasse completo, e por isso não foi mais colocado no seu lugar.
  6. Uma das salas do castelo reproduz, de maneira muito realista, uma gruta com muitas estalactites e estalagmites, a qual possuiu uma cascata durante o reinado de Luís II.
  7. Luís II, receando os danos, ordenou ao curador do castelo que interditasse as visitas dos curiosos depois da sua morte. Poucas semanas depois da morte do soberano, o castelo abriu as suas portas aos visitantes. É atualmente é um dos lugares mais visitados da Alemanha em qualquer estação do ano.
  8. Afirma-se que este é o edifício mais fotografado da Alemanha, e um dos destinos turísticos mais atrativos do país.
  9. Afirma-se ainda que este verdadeiro castelo de contos de fadas da Baviera terá inspirado o moderno castelo da Cinderella na Disneylândia, símbolo da própria companhia Walt Disney.
  10. Este castelo serviu de modelo no anime Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) como o castelo do deus grego do submundo, Hades.
Origem: Castelos medievais e Wikipédia

Leia Mais…

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros