sábado, 5 de dezembro de 2009

Museu do Prado - Madri, Espanha

O Museu Nacional do Prado é um dos mais importantes da Espanha e do mundo. Junto com o Museu Thyssen-Bornemisza e o Museu Rainha Sofia forma o "triângulo da arte", em Madri.

Inaugurado em 1819, o museu foi construído pela monarquia espanhola que desejava ver, na capital do país, símbolos do progresso que tomava conta da Europa. A área do Passeio do Prado é arborizada e cercada por fontes como a das Cibeles, a de Apolo e a de Netuno, todas inspiradas em temas clássicos, assim como o edifício, de estilo neoclássico.

A construção e as obras que ela abriga sobreviveram sem grandes danos à invasão de Napoleão (que o utilizou como estrebaria e quartel general), à Guerra Civil Espanhola e à Segunda Guerra Mundial.

Atualmente o acervo do museu é composto por mais de 17 mil obras de arte e os dois artistas mais bem representados pela instituição são:
  1. Velázquez e
  2. Goya
O Prado possui a mais importante coleção de arte espanhola do mundo, seguida em importância por sua coleção de arte italiana e flamenga.

É possível realizar uma visita virtual pelo museu, que disponibiliza gratuitamente mais de 2.000 obras em alta resolução. A iniciativa é única no mundo e a intenção é que ao longo do tempo esse número seja ampliado cada vez mais para agregar o acervo completo da instituição.

Museu
A construção do prédio data do final do século XVIII quando Carlos III, rei da Espanha, fez planos para transformar Madri numa capital bela e moderna. Em 1785 ele ordenou ao arquiteto real que projetasse um edifício no Prado de São Jerônimo para abrigar o Gabinete de História Natural e a Academia de Ciências.

O Museu do Prado só foi inaugurado 34 anos depois. O atraso se deu, entre outros contratempos, em função da invasão da Espanha por Napoleão, em 1808. Os franceses invadiram o prédio, que já estava com o exterior concluído, e o utilizaram como estrebaria da Cavalaria Napoleônica e quartel.

O acervo espanhol também não escapou dos saques: a Comissão Imperial de Sequestros de Napoleão enviou a Paris 50 quadros confiscados de personalidades espanholas e partidários de Fernando VII, então rei da Espanha. Os espanhóis também saquearam o prédio depois da expulsão dos franceses.

Com o passar do tempo, a finalidade do edifício foi alterada. Fernando VII, neto de Carlos III, foi incentivado pela rainha Maria Isabel de Bragança, sua esposa e grande amante das artes, a destinar o prédio para a criação de um Museu Real de Pintura e Escultura.

A inauguração foi realizada em 19 de novembro de 1819 com 311 obras expostas e mais de 1.500 no acervo, que foi formado a partir das coleções dos monarcas e nobres espanhóis.

Com o fim da monarquia dos Bourbon, em 1868, e a expulsão da Rainha Isabel II, os bens da coroa espanhola foram nacionalizados e o museu assumiu seu nome definitivo: Museu Nacional do Prado.

Tanto a coleção como o número de visitantes do Prado cresceram muito nos séculos XIX e XX. Por essa razão, o prédio foi submetido a sucessivas ampliações e o edifício original, Villanueva, incorporou o Casarão do Bom Retiro e o Palácio do Bom Retiro, que desde 1841 funcionava como Museu do Exército.

Desde 2003 o Museu recebe mais de dois milhões de visitantes todos os anos. Seu acervo atual é composto por:
  • 7.600 pinturas,
  • mil esculturas,
  • 2.400 gravuras e
  • 6.300 desenhos,
  • além de um grande número de documentos históricos e artigos decorativos.
Pouco menos de mil peças são exibidas no Prado e cerca de 3.100 estão emprestadas para diversos museus e instituições de todo o mundo.

Obras
O Museu do Prado tem a mais importante coleção de arte espanhola do mundo. São mais de 4.600 pinturas que datam desde o período romanesco até o século XIX. Francisco Goya y Lucientes (1746-1828) e Diego Rodríguez de Silva y Velázquez (1599-1660) são os artistas mais bem representados no acervo do Prado.





Cerca de 50 pinturas de Velázquez, incluindo as suas maiores obras-primas, fazem parte da coleção do Museu. "As Meninas", o quadro mais famoso do pintor, retrata a infanta Margarida Teresa de Habsburgo, filha de Filipe IV, acompanhada por suas damas de companhia, uma anã e uma criança que mexe com um cão. O curioso é que Velázquez fez seu autorretrato no canto esquerdo do quadro, que hoje é um dos mais concorridos nos corredores do Prado.







A coleção de Goyas do Museu também é muito rica. São mais de 140 pinturas que permitem acompanhar a evolução do artista começando por quadros claros, passando pelo intenso contraste entre o claro e o escuro e terminando numa fase mais escura, com as chamadas "pinturas negras". Goya realizou essa série de 14 pinturas de temas sombrios nas paredes de uma sala de sua casa e elas foram transferidas para o Prado preservando a sua disposição original.

Também fazem parte da coleção os sensuais quadros "A Maja Nua" e "A Maja Vestida" e obras da fase política de Goya como "Os Fuzilamentos de Três de Maio", que retrata o massacre de espanhóis pelo exército de Napoleão.

As imagens dramáticas e escuras de Goya foram referência para os pintores expressionistas e surrealistas, assim como as obras de Hieronymus Bosch (1450-1516), pintor flamengo cujo quadro mais famoso, "O Jardim das Delícias", está exposto no Prado. Bosch, que era conhecido como "El Bosco", é um dos destaques da coleção flamenga que inclui Peter Paul Rubens, Van Diyck, Van der Weyden, Rembrandt e Jan Breughel.


– A escola italiana está representada por grandes obras de Fra Angelico, Rafael, Tintoretto, Bellini, Ticiano e Caravaggio.



fonte: grandesmuseus.folha.com.br

Leia Mais…

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros