segunda-feira, 1 de junho de 2009

A loucura dos reis – O Rei Santo



Henrique VI – (6 de Dezembro de 1421 - 21 ou 22 de Maio de 1471) foi Rei de Inglaterra entre 1422 e 1461, e depois por um breve período entre 1470 e 1471. Grande parte do seu reinado foi marcado pela Guerra das Rosas, entre as casas de Lancaster (à qual Henrique pertencia) e de York. Henrique era filho do rei Henrique V de Inglaterra e da sua rainha consorte Catarina de Valois, princesa de França. Devido à morte prematura do seu pai, foi filho único,  subiu ao trono com poucos meses. A regência foi assumida pelos tios João, Duque de Bedford e Humphrey, Duque de Gloucester, sua mãe foi afastada da corte e da sua educação.




O rei Henrique VI, talvez tivesse uma disposição inata para a perturbação mental, herdada do avô, Carlos VI da França, mas foram as pressões políticas a que esteve sujeito durante seu reinado que finalmente provocaram seu colapso nervoso agudo. A história da luta política que culminou na Guerra das Rosas forma o cerne de peças históricas de Shakespeare, que contam a ascensão e a queda da Casa de Lancaster, desde a acessão de Henrique IV ao trono até a deposição de Henrique VI. Após a deposição e o assassinato de Ricardo II, de que talvez tenha participado, Henrique IV reinou até que a doença fez dele, em seus últimos anos, uma figura isolada cuja deteriorização física e mental suscitou as esperanças de seu jovem e vigoroso filho, o futuro Henrique V – seu curto reinado testemunhou a conquista da França. Em consequência do triunfo de Henrique V, o rei imbecil dos franceses, Carlos VI, deu-lhe a sucessão do trono francês, bem como a mão de sua filha Catarina em casamento. Mas Henrique morreu cedo, deixando a coroa para seu filho ainda pequeno, Henrique VI.


Infância
Depois de seu nascimento, sua mãe retornou à Franca para se reunir ao marido, deixando o bebê a cargo de uma de suas damas de companhia. Antes de completar um ano, Henrique havia assumido as coroas da Inglaterra e da França. Aos 10 anos foi coroado rei da França.

Aos 16 anos atingiu a maioridade. A propaganda Tudor, mais especialmente a reportagem hagiográfica* de John Blacman, criou a figura de um monarca:
  • inocente
  • extremamente moral
  • bem intencionado
  • vítima de contendas políticas
  • um verdadeiro santo
Na prática ele foi:
  • um jovem precoce
  • determinado

Reinado
A situação diante de Henrique VI tornou-se cada vez mais intratável. A supremacia inglesa na França (ainda nominalmente sob domínio inglês) começava a se esboçar rapidamente, em pouco mais de uma dúzia de anos, ocorrera uma retirada tão desastrosa que só restava à Inglaterra a possessão do porto de Calais. 
  • Dera excessivo poder ao incompetente clã Beaufort. 
  • Ricardo, duque de York, poderia ter direito ao trono maior que os de Henrique. 
  • O reino mergulhava rapidamente no caos. 
  • Estava começando a questionar a capacidade mental de Henrique. 

Foi no verão de 1453, que as trevas baixaram. Henrique caiu num estado de alheamento passivo, estava inteiramente indiferente ao que se passava à sua volta, não se lavava ou se vestia por conta própria, e não lembrava de nada. Seu herdeiro, Eduardo,  nasceu em 31 de outubro de 1453. Em 27 de março de 1454, Ricardo, duque de York, foi declarado Protetor e Defensor do reino. Em agosto de 1454, Henrique estava bem melhor. Nos primeiros meses de 1455, o rei parecia ter recuperado tanto a saúde quanto a memória. A natureza da sua doença pode ter sido causada por estresse, por sua incapacidade de resolver os problemas que atormentavam seu governo e pelo fracasso das armas inglesas na França. A doença pode ter sido esquizofrenia, pois seu avô Carlos VI da França, sofreu dessa doença. Apesar da aparente recuperação, durante o resto de seu reinado, a inutilidade do rei foi um ingrediente importante do governo. A perturbação mental que o dominou em 1453-1455, deixou sequelas. 

Após 1455, o governo mergulhou ainda mais em dívidas e provou-se completamente incapaz de assegurar a manutenção da justiça, da lei ou da ordem. Quando o exército do rei foi derrotado pelo de York (Guerra das Rosas), Henrique fugiu pela fronteira da Escócia, enquanto Eduardo de York (filho de Ricardo, que morreu na batalha de Wakefield), reivindicou o trono e foi coroado Eduardo IV.

Henrique foi capturado e preso na Torre de Londres. Em 4 de maio de 1471, os remanescentes das forças lancastrianas foram derrotados, e o seu herdeiro morto, em campo de batalha, selou-se também a morte se seu pai. Quando seus restos foram exumados em 1911, o cabelo emplastrado com sangue sobre o crânio mostrou que sofrera uma morte violenta.

Henrique VII (Tudor), sobrinho de Henrique VI, por parte de mãe, tentou promover a transferência de seus restos mortais para a abadia de Westminster e buscou convencer o papa a canonizá-lo. Embora não tenha sido bem sucedido em nenhum desses dois objetivos, Henrique tornou-se o centro de um culto não oficial:
  • sofredores passaram a acorrer a seu túmulo em Windsor em busca de socorro. Sobrevive uma lista de 172 milagres, dos quase quinhentos atribuídos à sua intercessão. Em junho de 1529, até Henrique VIII fez uma oferenda em seu altar.

Ele foi um rei incompetente e partidário. Deposto em 1461, principalmente por causa de suas próprias falhas. Essas falhas, contudo, estavam certamente enraizadas numa mente nunca de todo equilibrada, no período mais crítico de seu reinado, abalada por uma doença mental de que não se pode culpá-lo.





_________________________________________
* hagiografia
ha.gi.o.gra.fi.a
sf (hagio+grafo1+ia1)
1 História dos santos e das coisas santas. 2 Biografia dos santos.
________________________________________________

Origem: A Loucura dos Reis de Vivian Green ,    Wikipédia,     Dicionário Michaelis

Leia Mais…

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros