sexta-feira, 12 de junho de 2009

Mântua - Lombardia - Itália

Mântua (em italiano Mantova) é uma comuna italiana da região da Lombardia, província de Mântua, com cerca de 46.372 habitantes. Estende-se por uma área de 63 km², tendo uma densidade populacional de 736 hab/km². É uma grande planície atravessada pelo rio Pó. A região é uma das mais férteis da Itália, sendo intensamente cultivada e densamente povoada. Cidade de origem romana, sendo a terra natal de Virgilio, famoso escritor romano. Foi construída em uma ilha no meio de um lago formado pelo rio Mincio. Mântua ocupa um dos primeiros lugares na Itália em relação à renda per capita e qualidade de vida. A riqueza da região provém da agricultura, graças às terras férteis da planície do Pó. Está a 40km de Verona, 130km de Milão, 150km de Veneza e 100 km de Bolonha.


– Em termos artísticos, é uma das jóias do Renascimento italiano, podendo-se destacar entre seus monumentos:


Monumentos

Palácio Te

Palácio Ducale

Basílica de S. Andrea




_____História______
Mântua surgiu sobre duas pequenas ilhas criadas pelo rio Mincio, o qual circunda a cidade por três lados, tendo os nomes de: 1. Lago Superior 2. Lago do Meio 3. Lago Inferior.

A cidade foi fundada por volta de 2.000 a.C e mais tarde por volta de 600 a.C desenvolveu-se no local uma cidade etrusca, a qual seu nome está relacionado, Mantus – divindidade etrusca.

Passou ao domínio romano, mas sem se tornar um centro importante. Após a queda do Império Romano (476 d.C), a cidade sofreu invasões dos bárbaros, sendo dominadas pelos godos, bizantinos, longobardos e francos. Por volta do ano 1000 passou a ser posse dos Canossa, cuja última representante foi a condessa Matilde, falecida em 1115. Após a sua morte, Mântua tornou-se uma cidade independente, resistindo contra as forças imperiais. Em 1198, Alberto Pitentino controlou o curso do Mincio, criando os quatro lagos que durante séculos constituíram a proteção natural da cidade. Em 1273 Pinamonte Bonacolsi assumiu o poder. Durante seu breve governo, Mântua se enriqueceu de monumentos e palácios. Em 1328, o último dos Bonacolsi foi assassinado durante uma revolução popular e o domínio passou à família Gonzaga. No período 1707-1797, teve um grande desenvolvimento sob o domínio austríaco. Em 1866, Mântua passou a fazer parte do Estado Italiano.

Fonte: Wikipédia e bergamaschi.20m.com

Leia Mais…

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros