quinta-feira, 28 de maio de 2009

Catarina I da Rússia

Catarina I (Jēkabpils, 1684 — São Petersburgo, 1727) foi imperatriz da Rússia entre 1725 e 1727. Nascida Marta Elena Skavronskaja, era uma serva nascida no território da atual Letônia. Foi amante e posteriormente segunda esposa de Pedro I, o Grande. Depois da morte do marido, foi proclamada governante com o apoio do predileto de seu marido, Menshikov, e dos regimentos de guarda.

Em 1703, quando Pedro, o Grande fundou São Petersburgo e para lá mudou a corte, tornou-se sua amante, casando em segredo em 1707, depois de se converter à fé ortodoxa e tomar o nome de Catarina Alekséievna. Quando casaram tinham já 7 filhos, nenhum dos quais sobreviveu até à idade adulta, no total foram onze filhos dos quais sobreviveram Ana (1707) e Isabel (1709). Enquanto se construía a cidade, viveram numa cabana onde ela cozinhava e ele cuidava do jardim. A sua correspondência mostra que o casal sempre manteve grande cumplicidade, e ela cuidava do czar pessoalmente durante os seus ataques. Diz-se que só discutiram uma vez, devido à execução por corrupção do secretário de Catarina.

Leia Mais…

Veneza




Veneza (em italiano: Venezia, em vêneto Venezsia) é uma cidade e comuna italiana da região do Vêneto, província de Veneza no nordeste de Itália. Conhecida pela sua história, canais, museus e monumentos.

Leia Mais…

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros