quinta-feira, 11 de junho de 2009

Carlos VI Imperador do Sacro Império Romano Germânico

  • Carlos nasceu em 1º de outubro de 1685 e morreu em 20 de outubro de 1740, 
  • imperador do Sacro Império Romano de 1711 a 1740,  
  • 2º filho de Leopoldo I da Germânia e de sua 3ª esposa Leonor Madalena de Pfalz-Neuburg 
  • casado com Elisabeth Christine de Brunswick-Wolfenbuttel

Assumiu o trono como Carlos III de Aragão e Castela, sendo coroado em Madri, mas abandonou a pretensão ao assumir o trono austríaco. Não consta na lista de reis espanhóis, pois Filipe duque de Anjou finalmente obteve o trono como Filipe V de Espanha.

Educado por Anton Florian de Liechtenstein, foi o herdeiro dos Habsburgos espanhóis, ramo em extinção. Carlos II da Espanha fez seu herdeiro o duque de Anjou, que subiu ao trono espanhol como Filipe V, violando o contrato. A guerra pela coroa levou à Guerra da Sucessão Espanhola, nos anos finais do século XVII.




____Reinado____
O irmão, imperador José I da Germânia morreu subitamente, Carlos retornou à Austria e assumiu o trono austríaco. Em 1711 foi eleito sacro imperador romano em Frankfurt.  Embora com pouco talento político, em sua monarquia a Áustria atingiu sua maior expansão. Talvez em consequência dos anos que passou na Espanha, introduziu na corte em Viena: 
  • o cerimonial espanhol, ou Spanisches Hofzeremoniell,  
  • constuiu a famosa Escola Espanhola de Equitação, 
  • construiu o Reichskanzlei "chancelaria do Estado"  
  • a Biblioteca Nacional, 
  • agregou também ao palácio de Hofburgo a ala Michaeler. 

Muito do que foi construído em seu reinado são os prédios que hoje mostram em Viena o estilo barroco.

Tinha ambições musicais, quando menino, recebeu lições de Johann Joseph Fux de modo que compunha e tocava cravo e piano e por vezes se animou a reger a orquestra real.

____Sucessão____
Tendo apenas duas filhas e não herdeiros varões, preparou cuidadosamente a «Pragmática Sanção» em 1713, pela qual declarou que seu reino não poderia ser dividido e filhas mulheres poderiam também herdar o trono paterno. Mesmo assim quando morreu teve lugar a Guerra da Sucessão Austríaca. Por fim, a «Pragmática Sanção» predominou e uma filha o sucedeu – Maria Teresa, como Rainha da Hungria e da Boêmia, Arquiduquesa de Áustria embora, sendo mulher, não fosse eleita para o Sacro Império Romano, eleito então Carlos VII da Baviera. Depois de Carlos VII, porém, o marido de Maria Teresa, Francisco da Lorena, foi eleito imperador como Francisco I da Lorena assegurando a continuação da linha dos Habsburgo.


«Pragmática Sanção» é a designação tradicionalmente dada a toda a norma ou disposição legal promulgada de forma solene por um soberano absoluto que disponha sobre aspectos fundamentais do Estado, regulando questões como a sucessão no trono, as matérias de religião de Estado e outras. Na história do Sacro Império Romano-Germânico refere-se mais especificamente a um édito emitido pelo Imperador.

Origem: Wikipédia

Leia Mais…

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros