segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Imperador Tito

Nasceu em Roma aos 30 de dezembro de 39, filho primogênito do imperador romano Vespasiano e de Domitila 'a Maior'. Tinha dois irmãos: Domitila 'a Menor' e Domiciano. Reinou entre 79 a 81. Faleceu em 13 de setembro de 81, sofrendo de febre. Foi sucedido por seu irmão Domiciano.

Casado duas vezes, com Arrecina Tertúlia, falecida em 65 e pela segunda vez com Márcia Funila de família aristocrática. Teve um romance com Berenice, princesa judia, irmã do rei Herodes Agripa II.

Alcançou renome como militar, sob as ordens de seu pai. Serviu na Judeia durante o conflito conhecido como a "Primeira Rebelião Judaica" (67-70). Recaiu para Tito a responsabilidade de acabar com os judeus sediciosos. Destruiu Jerusalém em 70, o templo judaico demolido em um incêndio. A sua vitória foi comemorada com a construção do 'Arco de Tito' no Fórum Romano.

Governou com grande popularidade após a morte de seu pai (23.06.79), é considerado como um bom imperador, por Suetônio e outros historiadores.


Reinado
  • programa de construção de edifícios públicos
  • finalizou o anfiteatro Flávio, conhecido hoje como Coliseu
  • foi popular por sua generosidade
O seu curto reinado foi marcado por tragédias:
  • erupção do vulcão Vesúvio que destruiu as cidades de Pompéia e Herculano (24.08.79)
  • Roma foi consumida por um incêndio em 80





Origem: Wikipédia

Leia Mais…

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros