segunda-feira, 27 de abril de 2009

Vila Borghese: Roma - Itália

A Villa Borghese Pinciana é um palácio de Roma, situado no interior do segundo maior parque da capital italiana, os Jardins da Villa Borghese, inicialmente fazendo parte de um todo integrado, mas agora considerados de uma forma bastante separada pelos turistas. Atualmente, a villa alberga um museu, a Galleria Borghese. A villa foi construída pelo arquiteto Flaminio Ponzio, entre 1613 e 1616, o qual desenvolveu esboços criados pelo próprio Cardeal Scipione Borghese, sobrinho do Papa Paulo V, o qual usou o palácio como villa suburbana, uma villa de recreio na periferia de Roma, e para acomodar a sua coleção de arte. (Fonte: Wikipédia)


Leia Mais…

domingo, 26 de abril de 2009

Museu do Louvre – Paris

O Museu do Louvre (Musée du Louvre), instalado no Palácio do Louvre, em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Localiza-se no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rivoli. O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro, encontra-se na linha central dos Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique (Eixo histórico).
É onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, enormes coleções de artefatos do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e aplicadas, e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens, numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas.
O Louvre é gerido pelo estado francês através da Réunion des Musées Nationaux. Foi o museu mais visitado do mundo em 2007, com 8,3 milhões de visitantes.

Leia Mais…

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Grão Ducado de Luxemburgo

O Luxemburgo é um pequeno país da Europa Ocidental, limitado a leste pela Alemanha, a sul pela França e a oeste e norte pela Bélgica. A cidade de Luxemburgo, capital do Grão-Ducado, está estratégicamente localizada num platô acima de dois desfiladeiros formados pelos rios Alzette e Petrusse. Já no século IV era o local de um forte romano. Em 963, Siegfried conde das Ardenas e fundador do Estado do Luxemburgo, construiu um castelo no mesmo local. A cidade murada cresceu ao redor do castelo, e as fortificações foram reforçadas ao longo dos séculos. Em torno desta fortaleza desenvolveu-se gradualmente uma cidade, que se transformou no centro de uma pequena mas importante nação com grande valor estratégico para a França, Alemanha e Países Baixos.

Leia Mais…

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Liechtenstein


Carlos Magno dominava a área no final do século VIII, era dividida em Shellenberg e Vaduz (atual capital). Johann-Adam Liechtenstein, um príncipe de Viena comprou Shellenberg em 1699 e Vaduz em 1712, seus descendentes ainda governam Liechtenstein que tornou-se um principado do Sacro Império Romano Germânico em 1719. Em 1806 quando o Sacro Império se desenvolveu, o principado tornou-se independente.

Leia Mais…

domingo, 19 de abril de 2009

A loucura dos reis – A saga sueca

Embora a loucura de Joana de Castela e a de Dom Carlos possam sem dúvida ter constituído uma ameaça para a estabilidade de suas nações, nenhum dos dois possui autoridade direta ou efetiva sobre seus povos. Apenas dois entre os chamados 'monarcas medievais insanos' realmente presidiram seus governos e causaram um impacto significativo na história de seus países:

  1. Carlos VI da França – acessos de loucura intermitentes, ocorreram durante um longo período, desestabilizando o governo e contribuindo para a situação infeliz e caótica de uma nação em guerra com os ingleses
  2. Henrique VI da Inglaterra – acessos de curta duração, mas se manifestaram num momento de aguda crise política, geraram efeitos adversos cruciais
Assim foi também a loucura do rei sueco Eric XIV, seu reinado durou apenas oito anos e terminou com sua deposição em 1568, mas o colapso mental, evidentemente esquizofrenia, que experimentou no final de seu reinado teve efeitos desastrosos e duradouros sobre a monarquia e a nação sueca.

Leia Mais…

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Lei Sálica



A Lei Sálica (em Latim: Lex Salica) é o código legal datado do reinado de Clóvis I no século V utilizado nas reformas legais introduzidas por Carlos Magno. As leis sálicas(*) regulavam todos os aspectos da vida em sociedade desde crime, impostos, calúnia, estabelecendo indenizações e punições.

Leia Mais…

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Nero

Nero Cláudio César Augusto Germânico ou Nero Claudius Cæsar Augustus Germanicus (15 de Dezembro 37— 9 de Junho 68) foi o quinto Imperador Romano, entre 54 e 68.

Nasceu em Âncio com o nome de Lúcio Domício Enobarbo, era descendente de uma das principais famílias romanas, o pai Gneu Domício Enobarbo e da família imperial Júlio-Claudiana através da mãe Agripina, "a Jovem" filha de Germânico e neta de César Augusto. Nero ficou para a história como um imperador tirano e extravagante. No entanto, este retrato é questionado. Não sobreviveram descrições históricas feitas por contemporâneos seus. As histórias do reinado de Nero são de gerações posteriores, e basedas por vezes em documentos contraditórios ou tendenciosos - condenando ou louvando entusiasticamente o imperador. As fontes que existem hoje - na maioria de Tácito, Suetônio e Cássio Dio - condenam Nero. Algumas, no entanto, retratam-no como um imperador competente, popular entre o povo romano. Para a cultura popular, ficou sempre a imagem de um imperador que tocava violino enquanto Roma ardia.


Leia Mais…

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros