quinta-feira, 23 de abril de 2009

Grão Ducado de Luxemburgo

O Luxemburgo é um pequeno país da Europa Ocidental, limitado a leste pela Alemanha, a sul pela França e a oeste e norte pela Bélgica. A cidade de Luxemburgo, capital do Grão-Ducado, está estratégicamente localizada num platô acima de dois desfiladeiros formados pelos rios Alzette e Petrusse. Já no século IV era o local de um forte romano. Em 963, Siegfried conde das Ardenas e fundador do Estado do Luxemburgo, construiu um castelo no mesmo local. A cidade murada cresceu ao redor do castelo, e as fortificações foram reforçadas ao longo dos séculos. Em torno desta fortaleza desenvolveu-se gradualmente uma cidade, que se transformou no centro de uma pequena mas importante nação com grande valor estratégico para a França, Alemanha e Países Baixos. Foram séculos de conquistas e governado por estados estrangeiros:
  • vendido aos duques de Borgonha em 1444
  • integrou a herança do ramo espanhol dos Habsburgo
  • anexado em 1793 à França por Napoleão
Em 1815 elevado a Grão Ducado foi entregue a Guilherme I (rei dos Países Baixos) até o reinado de Guilherme III quando este faleceu, o grão-ducado de Luxemburgo, sob a lei sálica, só poderia ser herdado por um herdeiro homem, e o trono passou consequentemente para Adolfo, o ex-duque de Nassau. Em 1905, com a morte de seu tio, o príncipe Nikolaus-Wilhelm, Guilherme IV nomeou sua filha mais velha como herdeira e modificou as leis de sucessão; o único outro membro masculino e legítimo da Casa de Nassau-Weilburg era o primo de Guilherme IV, Jorge Nicolau, conde de Merenberg. Em 1907, Guilherme nomeou todos os condes de Merenberg não-dinásticos, nomeando sua filha mais velha, Maria Adelaide (1894-1924) como herdeira do trono. Ela se tornou o primeiro monarca feminino reinante de Luxemburgo com a morte de seu pai, em 1912. Em 1919, abdicou em favor de sua irmã Carlota (1896-1985). Os descendentes de Carlota tem reinado até o presente. O Grão ducado e os Países Baixos tem início na Casa de Orange-Nassau. De 1830 a 1839 foi província do novo Estado bélga, para quem perdeu mais da metade de suas terras depois de sua liberdade, e acabou por se tornar numa nação independente e neutra no século XIX.

O país foi repetidamente atacado pela Alemanha no século XX, que o levou a abandonar a sua política de neutralidade depois da Segunda Guerra Mundial, quando se tornou um membro fundador da OTAN, das Nações Unidas e da Comunidade Econômica Europeia ( atual UE ).


– A constituição de 1868 define o Luxemburgo como:
  • monarquia constitucional parlamentarista
  • atual chefe do Estado é o Grão-Duque Henrique do Luxemburgo
– O Luxemburgo tem uma área de 2.586 km2, está dividido em 3 distritos, que por sua vez estão subdividos em 12 cantões e estes em 116 comunas. Os distritos são:
  • Diekirch
  • Grevenmacher
  • Luxemburgo
– População de 442.972 habitantes, cerca de 39,6% de origem estrangeira:
  • 16% portugueses (sendo o português uma das cinco línguas mais faladas no país depois do francês, luxemburguês, alemão mas provavelmente à frente do inglês);
  • 6,6% franceses;
  • 4,3% italianos;
  • 3,4% belgas e
  • 2,2% alemães (Fonte: Instituto luxemburguês de estatísticas, Statec)
– A língua oficial é o francês, alemão e luxemburguês

– Desde 1979, é proibido coletar estatísticas sobre práticas religiosas, porém estima-se que:
  • 87% da população siga a doutrina católica,
  • 13% consistem em protestantes, ortodoxos, judeus e muçulmanos
– A moeda é o euro e moedas de euro luxemburguesas


Bock como fortificação extraordinária foi estabelecida sob o reino dos austríacos no século XVIII. Em 1737 até 1746 foram feitos trabalhos subterrâneos para colocar 50 canhões e uma guarnição de 1200 homens. Em 1875 foi destruída e sobrou apenas uma torre testemunha das primeiras construções do Castelo dos condes de Luxemburgo. As ruínas chamam atualmente 'Monumento Milenar'.



Fonte: vários sites pela internete

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros