quinta-feira, 28 de maio de 2009

Catarina I da Rússia

Catarina I (Jēkabpils, 1684 — São Petersburgo, 1727) foi imperatriz da Rússia entre 1725 e 1727. Nascida Marta Elena Skavronskaja, era uma serva nascida no território da atual Letônia. Foi amante e posteriormente segunda esposa de Pedro I, o Grande. Depois da morte do marido, foi proclamada governante com o apoio do predileto de seu marido, Menshikov, e dos regimentos de guarda.

Em 1703, quando Pedro, o Grande fundou São Petersburgo e para lá mudou a corte, tornou-se sua amante, casando em segredo em 1707, depois de se converter à fé ortodoxa e tomar o nome de Catarina Alekséievna. Quando casaram tinham já 7 filhos, nenhum dos quais sobreviveu até à idade adulta, no total foram onze filhos dos quais sobreviveram Ana (1707) e Isabel (1709). Enquanto se construía a cidade, viveram numa cabana onde ela cozinhava e ele cuidava do jardim. A sua correspondência mostra que o casal sempre manteve grande cumplicidade, e ela cuidava do czar pessoalmente durante os seus ataques. Diz-se que só discutiram uma vez, devido à execução por corrupção do secretário de Catarina.


Em 1711 acompanhou o czar na Campanha de Prut, contra a Turquia, e conta-se que salvou a vida de Pedro quando estava rodeado por um exército muito superior, sugerindo-lhe que se rendesse e utilizando as suas jóias e as das suas damas para subornar o Grão-Vizir. Pedro I premiou-a casando com ela, desta vez oficialmente, na Catedral de Santo Isaac. Deu a Catarina o título de Imperatriz, sendo a primeira mulher a ter este título:
  • até então as esposas do czares eram conhecidas como suas consortes
Em 1724, foi nomeada co-regente.

Durante o reinado de Pedro I foi efetuada uma profunda reforma do Exército: que permitiu a pessoas sem título nobiliárquico a possibilidade de aceder ao corpo de oficiais, acabando assim com o monopólio da nobreza nesses cargos, e nomeando-os também para cargos públicos, baseando-se na competência. Assim, ao morrer o rei em 1725 designado-a sucessora, teve que fazer frente:
  • à oposição do clero e
  • dos boiardos,
que estavam contra as reformas realizadas,
  • e à do povo que apoiava os direitos do príncipe Pedro, filho do já falecido czarevich Alexei Petrovich (filho de Pedro I com Eudóxia).
A nobreza nova do círculo de Pedro I, com Menshikov à cabeça, e os seus colaboradores burgueses apoiaram-na, e a guarda proclamou-a Imperatriz. Foi o início de uma época da história da Rússia caracterizada por contínuos golpes de Estado e pelo governo de favoritos.
Menshikov tornou-se o efetivo chefe do governo, trabalhando através do recém-estabelecido Conselho Privado, mas caiu do poder com a morte de Catarina. Sua filha Isabel tornou-se imperatriz em 1741 até 1762, dando início à época de despotismo esclarecido do Império Russo.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros