quarta-feira, 6 de maio de 2009

Família Lusignan e seu castelo





O castelo de Lusignan foi sede da família Lusignan, se localiza na cidade Lusignan (departamento de Vienne em Poitou-Charents, 25 km a sudoeste de Poitiers, França – 400 km de Paris). Um forte natural, construído em um estreito com vales íngremes de ambos os lados. Sua altura era impressionante, tanto que se desenvolveu uma lenda: que seu fundador foi auxiliado pelo espírito de Mélusine(*).








– O castelo a partir do século XIV foi usado como:
  • fortaleza
  • prisão
  • escola
No século XIX foi arrasado pelo conde Blossac. O que resta hoje do castelo é a estrutura de base, cisternas, caves e uma passagem subterrânea, provavelmente que levava a Igreja.

A família Lusignan da aristocracia francesa, original de Poitou, século X. Seu fundador Hugo I (1129-11940), filho do conde Hugo VIII de Lusignan, herda através de casamento o Reino de Jerusalém e funda a dinastia real de Chipre (1192-1474). Foram também:
  • lordes de Lusignan
  • condes de La Marche e Angoulême
  • reis Cruzados
  • reis da Cilícia (Armênia)

___________________________________
(*) Mélusine 


Figura de lendas europeias e de folclore. Espírito feminino sagrado das águas doces em nascentes. Mulher serpente ou peixe da cintura para baixo, as vezes ilustrada com asas e cauda.

______________________________

Origem: Wikipédia e minhas anotações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros