sábado, 17 de outubro de 2009

Museu Hermitage, S. Petersburgo – Rússia

Complexo principal, edifícios do Hermitage ao longo do rio Neva. Da esquerda para direita: O Teatro, a ponte sobre o Canal de Inverno, o Grande Hermitage, o Pequeno Hermitage e o Palácio de Inverno


O museu Hermitage localiza-se às margens do rio Neva, em São Petersburgo, na Rússia.
Fundado em 1764, tem como prédio principal o Palácio de Inverno, antiga residência dos czares russos, que foi projetada por Francesco Bartolomeo Rastrelli.

A disposição básica do museu ocupa 365 salas no complexo de prédios da instituição, que inclui 10 edifícios, 7 deles monumentos da cultura russa dos séculos XVIII e XIX. Desse total, 6 fazem parte do complexo principal do museu, que abriga exposições e recebe visitantes.

O museu é herdeiro da coleção de pinturas holandesas e flamengas da Imperatriz Catarina, a Grande. Seu acervo foi ampliado ao longo de dois séculos e meio e é composto por mais de 3 milhões de itens, que representam o desenvolvimento da cultura e da arte no mundo, desde a Idade da Pedra até o século XX.

  1. a maior coleção do museu é a de medalhas, brasões e insígnias, composta por cerca de 1,1 milhão de peças
  2. a ala de monumentos arqueológicos é a próxima em tamanho, com 734 mil objetos
  3. as pinturas são mais de 16 mil
  4. as esculturas mais de 12 mil peças
A coleção compreende peças da Antiguidade Clássica, Europa Ocidental, Rússia e outros países do Oriente.

O Hermitage também possui salas de exibição em Amsterdã, na Holanda, em Ferrara, na Itália, e em Londres, no Reino Unido.


______________O Museu________________
Em 1852, o primeiro museu da Rússia abriu suas portas para os visitantes no edifício Novo Hermitage. A tradição de colecionar peças de arte, que começou com Catarina, a Grande, tornou-se assunto do Estado.

Leo von Klenze, arquiteto responsável pelo projeto do Museu Hermitage, caracterizou o estilo do prédio como austero, mas de aparência monumental. O edifício é adornado com estátuas e baixos-relevos que aludem a artistas, arquitetos e escultores do passado. A larga fachada é repleta de motivos renascentistas e barrocos. O piso inferior foi projetado para abrigar as coleções de arte antiga, as esculturas modernas, desenhos, gravuras e a biblioteca. O piso superior foi designado para exibir as pinturas.

No acabamento das galerias, a arquitetura é clássica. Colunas de mármore e granito, paredes revestidas com estuque imitando mármore e grandes murais ornamentais. A escada principal, com sua colunata, cria um sentimento de grandeza nos visitantes.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas invadiram a Rússia e as ordens de Hitler sobre São Petersburgo diziam que a cidade deveria ser banida da face da Terra e que não havia interesse em preservar nenhuma parcela de sua população. As obras do Hermitage foram preservadas por seus funcionários, que evacuaram cerca de 1,2 milhão de obras e transportaram as que eram grandes demais para serem evacuadas para o subsolo, protegendo-as com sacos de areia. Os funcionários passaram a morar no museu junto com suas famílias, artistas e intelectuais. O prédio sofreu danos consideráveis, mas o acervo foi preservado.


______________As Obras________________
Uma grande quantidade de pinturas, aquarelas, gravuras e desenhos da época do último czar russo, Nicolau II, podem ser vistas no museu, inclusive objetos que pertenceram ao czar e à sua família.

A morte precoce de Alexander III, pai de Nicolau II, foi um baque para a família imperial. O acontecimento foi ilustrado em uma série de 11 aquarelas produzidas pelo artista húngaro Mikhai Zichy.

Posteriormente, o jovem Imperador casou-se com a Princesa Alice, de Hesse-Darmstadt e o evento teve a sua importância retratada pela obra do pintor dinamarquês Laurits Tuxen.

A coroação de Nicolau II também foi tema de várias obras que retrataram o jovem rei recebendo sua coroa no Kremlin, fortaleza que sedia o governo russo. Todas as camadas da sociedade celebraram o evento e compraram objetos para imortalizá-lo, como ícones de prata, porcelana e objetos de pedra produzidos pelas manufaturas imperiais ou medalhas com o retrato de Nicolau II e da princesa Alice.

A arte sacra também está representada no Museu Hermitage. A religião católica ortodoxa foi central na cultura russa. Todos os membros da família real eram muito religiosos e os aposentos reais eram adornados com muitos ícones, crucifixos e evangelhos que, depois da Revolução Socialista de 1917, passaram a fazer parte do acervo da instituição.


As fotos: 1• Cézanne – Maçãs, peras e uvas, 1879; 2• Van Gogh – Barcos em Saintes Marie, 1853; 3• Rembrandt – Saskia como Flora, 1634; 4• Canova – Eros e Psiquê, 1808



Origem: grandesmuseus.folha.com.br e Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros