sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Mapas

Os mapas são representações geográficas da superfície curva do planeta Terra sobre uma superfície plana. Estes mais conhecidos são representações bidimensionais de um espaço tridimensional. A ciência da concepção e fabricação de mapas designa-se cartografia. Por vezes a cartografia se debruça sobre a projeção de superfícies curvas sobre superfícies planas, no processo chamado planificação.




História
Os mapas mais antigos que se conhecem foram encontrados na antiquíssima cidade de Hank Sukur, na Turquia, e datam de cerca de 6200 aC, pintados numa parede. Existem também mapas em outras culturas ancestrais como na asteca, na esquimó, na mesopotâmica. Com a invenção do papel passaram os mapas a ser desenhados em folhas (talvez daí subsista quase como sinônimo a palavra carta), mais concretamente do termo grego que designava as folhas de papiro usadas na execução dos mapas, e que era karte. O termo carta é normalmente usado para referir mapas antigos. Na Idade Média, os mapas em uso na Europa eram frequentemente centrados em Jerusalém, e com o Oriente para cima.

Um dos grandes passos na evolução dos mapas é dado na época dos Descobrimentos, quando as áreas representadas eram bem maiores que anteriormente e havia a necessidade de obter bons níveis de precisão posicional para conseguir navegar com relativa segurança.

Em latim, mappa designava lenço e mappa mundi era o mundo em um lenço.

  • Características gerais dos mapas:
  1. Representação plana;
  2. Geralmente em escala pequena;
  3. Área delimitada por acidentes naturais (bacias, planaltos, chapadas, etc.), político-administrativos;
  4. Destinação a fins temáticos, culturais ou ilustrativos.
Um mapa é a representação no plano, normalmente em escala pequena, dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de uma área tomada na superfície de uma Figura planetária, delimitada por elementos físicos, político-administrativos, destinada aos mais variados usos, temáticos, culturais e ilustrativos.

Tipos de mapas
Um dos elementos fundamentais dos mapas modernos é a presença de uma escala, que permite determinar as dimensões reais dos objetos cartografados e medir distâncias (a escala é um quociente entre a medida no mapa e a medida real correspondente). Quanto maior é a escala, maior o detalhe.

A cartografia sofreu uma verdadeira revolução com a aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica e do Sistema de Posicionamento Global a partir do final do século XX. Esta revolução opera-se não apenas a nível da produção mas também da circulação, manipulação e utilização de informação espacial. É fácil hoje produzir um mapa personalizado no computador ou obter um outro, de qualquer local do mundo, na internet.

Classificação dos mapas
– Mapas físicos
  • mapa geomorfológico - representam as características do relevo de uma região.
  • mapa climático - indica os tipos de clima que atuam sobre uma região.
  • mapa hidrográfico - mostra os rios e bacias que cortam uma região.
  • mapa biogeográfico - apontam os tipos de vegetação que cobrem um determinado lugar.

– Mapas humanos
  • mapa político - aponta a divisão do território em países, estados, regiões, municípios.
  • mapa econômico - indica as atividades produtivas do homem em determinada região.
  • mapa demográfico - apresenta a distribuição da população em determinada região
  • mapa histórico - apresenta as mudanças históricas ocorridas em determinada região.
  • mapa rodoviário - estuda as rodovias e as estradas de um país.

Elementos de um mapa
  • Título: frase que determina o local representado no mapa.
  • Escala: medida utilizada.
  • Legenda: os locais.
  • Rosa-dos-ventos: para se orientar.
  • Fonte: de onde veio a informação.








Mapas: Polar, Américas, Europa, Ásia, América II, África.


Informações tiradas da Wikipédia e imagens dos mapas, pela internete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros