domingo, 11 de abril de 2010

Margarida Tudor, rainha da Escócia

Margarida Tudor (28 de novembro de 1489 – 18 de outubro de 1541), filha de Henrique VII da Inglaterra e de Isabel de York, foi uma figura notável na história da Escócia e da Inglaterra do século XVI. Ela nasceu em novembro de 1489, no Palácio de Westminster, em Londres.


Ao completar 7 anos de idade, o seu pai, Henrique VII, organizou o seu casamento com o príncipe da Escócia, Jaime. Isto daria uma certa segurança à Inglaterra. Contudo, houve objeções, alguns nobres ingleses temiam que os Stewarts invadissem a Inglaterra, que o rei inglês tratou de rebatê-las.

Em 1502, foi firmado o Tratado de Paz Perpétua entre a Inglaterra e a Escócia. Para que o tratado fosse cumprido, a princesa inglesa e o príncipe escocês deveriam casar, como firmado numa das cláusulas. Nesse mesmo dia, um tratado de casamento foi concluído, e foi o sinal mais visível - e garantia - da paz. O casamento foi então completado por procuração, por isso Margarida foi considerada como Rainha dos Escoceses.

Rainha
O tratado de 1502, longe de ser perpétuo, apenas sobreviveu até morte de Henrique VII da Inglaterra, em 1509. O seu sucessor, o jovem e agressivo Henrique VIII, diferente da ação prudente e diplomática do seu pai, logo caminhou para uma guerra com a França, velho aliado da Escócia. Em 1513, James invadiu a Inglaterra para honrar o seu compromisso para com a Aliança Francesa. Margarida tinha se oposto à guerra.

O Parlamento reuniu-se em Stirling, e Margarida foi honrada com o cargo de regente. Uma mulher raramente teve uma posição de poder supremo, e Margarida era a irmã de um rei inimigo. Em Julho de 1514, ela conseguiu conciliar as partes, e na Escócia - juntamente com a França - concluiu a paz com a Inglaterra nesse mesmo mês. Mas na sua busca de aliados políticos entre a nobreza rebelde escocesa, ela tomou um passo fatal, permitindo que o bom senso e a prudência fossem anuladas pela emoção e magnetismo. Na busca de aliados, Margarida virou mais e mais poderosa. Ela esteve particularmente apaixonada por Aribaldo Douglas, Visconde de Angus. Margarida e Douglas casaram-se secretamente na igreja paroquial de Kinnoull, perto de Perth, em 6 de Agosto. Em setembro, o Conselho Privado decidiu que ela havia perdido os seus direitos para a supervisão de seus filhos.

Margarida manteve uma atitude de dama inglesa, e com ela desejando um melhor entendimento entre a terra do seu nascimento e a sua família adotiva. Mas ela rapidamente veio a compreender como traiçoeira a política escocesa poderia ser, e que a sobrevivência dependia da capacidade de alcançar um equilíbrio entre os interesses concorrentes. Em 1524, a regente foi finalmente retirada do poder num simples mas eficaz golpe de Estado. Mas com a ajuda de poderosos, Margarida trouxe Jaime, com doze anos de idade. Foi uma jogada ousada e popular. Em agosto, o Parlamento declarou o fim da regência, e Jaime tomou os seus poderes. Na prática, ele iria continuar a ser regido por outros, pela sua mãe acima de tudo. Em novembro, o Parlamento formalmente a reconheceu como a principal conselheira para o rei.


A morte
Margarida morreu de um grave acidente vascular cerebral no Castelo de Metheven, em Perth, em 18 de outubro de 1541 e foi enterrada no Priorado dos Cartuxos de S. João, em Perth (demolida durante a Reforma, 1559).

Casamentos e descendências

Margarida Tudor casou-se três vezes, sendo que duas com membros da Casa de Stewart:

– Com Jaime IV rei da Escócia (8 de agosto de 1503 - 9 de setembro de 1513), teve seis filhos:
  1. Jaime (21 de fevereiro de 1507 - 27 de fevereiro de 1508), duque de Rothesay;
  2. uma filha (15 de julho de 1508), princesa da Escócia;
  3. Artur (20 de outubro de 1509 - 14 de julho de 1510), duque de Albany e de Rothesay;
  4. Jaime V, (10 de abril de 1512 - 14 de dezembro de 1542), rei de Escócia;
  5. uma filha (novembro de 1512), princesa da Escócia;
  6. Alexandre (30 de abril de 1514 - 18 de dezembro de 1515), duque de Ross.


– Com Arquibaldo Douglas, conde de Angus (4 de agosto de 1514 - 11 de março de 1527), teve uma filha:
  1. Margarida Douglas (8 de outubro de 1515 - 9 de março de 1578), condessa de Lennox.


– Com Henrique Stewart, lorde Methven (3 de março de 1528 - 18 de outubro de 1541), teve uma filha:
  1. Dorotéia Stewart, considerada ter morrido jovem.



Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros