sábado, 10 de julho de 2010

Margarida de Sabóia, rainha da Itália

Margarida de Sabóia (Margherita Maria Teresa Giovanna di Savoia) nasceu em Turim em 20 de novembro de 1851 e faleceu em Bordighera a 4 de janeiro de 1926. Foi entre 1878 e 1900, rainha consorte do Reino da Itália, esposa do rei Umberto I de Itália, o segundo soberano da Itália unificada.

Margarida era filha de Fernando de Sabóia e de Maria Isabel da Saxônia, sendo prima de Umberto, com quem casou aos 16 anos. O casamento de Margarida e Umberto foi um acaso. O pai de Umberto, Vítor Emanuel II da Itália, já acertara o casamento do filho com Matilde Habsburgo-Lorena (1849-1867), filha de Alberto Frederico, arquiduque da Áustria. Porém, Matilde morreu queimada em 1867 num acidente.


Curiosidade
Em 1889, o pizzaiolo Raffaele Esposito, da casa Brandi de Nápoles, foi chamado para preparar uma pizza especial em homenagem ao rei Umberto I e à rainha Margarida. Raffaele apresentou três opções de pizza e Margarida escolheu uma receita que usava as cores da bandeira italiana (verde, vermelho e branco). A rainha gostou muito da pizza e Raffaele pediu a sua permissão para dar a essa pizza o nome Margherita, nome pelo qual a pizza é conhecida até hoje.


Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros