sábado, 9 de maio de 2009

Luis X rei da França



Luis, apelidado de 'o Cabeçudo' (outubro de 1289-5 de junho de 1316) – rei de Navarra(por parte de mãe), depois Luis X rei da França. Filho mais velho de Felipe IV 'o Belo' e de Jeanne de Champagne. Irmão dos reis Felipe V e Carlos IV, e de Izabel, rainha da Inglaterra, casada com Eduardo II (rei da Inglaterra). Casado com Margarida de Borgonha em 1305, com quem teve uma filha, Joana nascida em 1311.







Depois do escândalo da torre de Nesle, e da morte de Margarida – culpada de adultério, ficou presa em Château-Gaillard, onde morreu assassinada, Luis casou em agosto de 1315, com Clemência da Hungria. Coroado em Reims em 1315, faleceu em Vincennes. Seu filho, João I, o Póstumo, nasceu cinco meses após a morte do pai em novembro de 1316, teve 4 dias de vida.

De caráter fraco e inseguro, enfrentou os membros da corte e os fiéis do falecido monarca. Complôs afetaram o destino da França, enquanto o povo morria de fome. Época tumultuada por intrigas e traições. Enquanto a maior preocupação de Luis era a anulação de seu primeiro casamento com a adúltera Margarida de Borgonha.

Basílica de Saint-Denis, enterro de um rei
Acompanhado por cinco oficiais do palácio, o supremo chefe da casa real avançou com um passo solene até a beirada da cova, na qual o atúde de Felipe IV já fora depositado; jogou no fosso o bastão esculpido que era a insígnia de seu cargo e pronunciou a fórmula que marcava oficialmente a passagem de um reino para outro:

O rei morreu! Viva o rei!
os assistentes logo responderam:
O rei morreu! Viva o rei!

O príncipe de olhos fugídios, dos ombros estreitos e do peito atrofiado, tornou-se rei da França, a angústia tomou conta dele a tal ponto que temeu cair desmaiado.

Sucessão
À nobreza do reino, foi posta a questão da legitimidade da princesa Joana, nascida do primeiro matrimônio, à sucessão do trono francês. De fato, era a primeira vez que ocorria a ausência de um herdeiro varão direto. A sucessão que começara por ser eletiva no início da dinastia capetiana, passara a dinástica varonil. Havendo inclusivamente dúvidas sobre a paternidade de Joana, devido ao caso da Torre de Nesle, a nobreza francesa preferiu, alegando a lei sálica, oferecer as coroas de ambos os reinos, e o condado de Champagne, ao irmão de Luís X e já regente, Filipe V de França.

Origem: Wikipédia e 'Os Reis Malditos' vol. 2 de: Maurice Druon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros