sábado, 9 de maio de 2009

Torre de Londres

Torre de Londres, fortaleza real de Londres, às margens norte do Tâmisa, teve sua construção iniciada em 1078 por Guilherme, o Conquistador. Feita de calcário de Caen, na Normandia, sua primeira estrutura, a Torre Branca, foi construída dentro do muro original da cidade romana como fortaleza. À medida que continuaram as construções dentro do conjunto de estruturas da Torre, no decorrer das próximas centenas de anos, a Torre Branca tornou-se núcleo do complexo de 7 hectares, dentro do círculo de defesa com guardas em seu interior e em seu exterior. Também serviu como local de execução e tortura. Este último uso levou à frase "sent to the Tower" (mandado para a Torre), que significava ser aprisionado. Curiosa é a colônia de corvos que habita a Torre e é protegida por decreto real. Segundo a lenda: o império ruirá no dia em que as aves pretas deixarem o lugar.


No centro da Torre de Londres eleva-se a "Norman White Tower" (Torre Branca Normanda). Esta tem 90 pés de altura e uma construção maciça, os muros têm uma grossura que varia entre os 15 pés na base e os 11 pés nas partes superiores. Acima das muralhas elevam-se quatro torres; três delas são quadradas, mas a de Nordeste é circular. Esta última torreta já conteve o primeiro observatório Real. Henrique III (1216-1272) fez caiar de branco o exterior do edifício em 1240, sendo daí que lhe vem o nome. O muro interior tem 13 torres inclusive a Torre Sangrenta (que recebeu este nome por ter sido onde os jovens filhos de Eduardo IV foram assassinados). A Torre Branca fica situada no perímetro interior, defendida por uma maciça cortina de muralhas, a qual tem trinta torres, das quais se nomeiam algumas:

1. Bloody Tower – Torre Sangrenta
2. Bell Tower – Torre do Sino
3. Beauchamp Tower – Torre Beauchamp
4. Deveraux Tower – Torre Deveraux
5. Flint Tower – Torre de Rocha
6. Bowyer Tower – Torre Bowyer
7. Brick Tower – Torre de Tijolo
8. Martin Tower – Torre Martin
9. Constable Tower – Torre Condestável
10. Broad Arrow Tower – Torre de Seta Ampla
11. Salt Tower – Torre de Sal
12. Lanthorn Tower – Torre Lanthorn
13. Wakefield Tower – Torre Wakefield









A entrada do perímetro interior fica do lado Sul, sob a Bloody Tower. Fora deste fica o perímetro exterior, defendida por um segundo pano maciço de muralhas, flanqueado por torres na fachada virada ao rio:
  • Byward Tower – Torre Byward
  • St Thomas's Tower – Torre de São Tomás, construida entre 1275 e 1279 por Eduardo I, para providenciar acomodações reais adicionais.
  • Cradle Tower – Torre Berço
  • Develin Tower – Torre Develin
  • Middle Tower – Torre do Meio
  • Well Tower – Torre Boa
O muro externo, circundado por um fosso, tem seis torres e dois bastiões. A única entrada por terra é pelo lado sudoeste, vindo da cidade. A outra entrada, pelo rio, foi historicamente mais usada, já que o Tâmisa era a trajetória principal para Londres. Este portão ficou conhecido como Portão do Traidor, por causa dos prisioneiros que o atravessavam no seu caminhos à torre.

Alguns Prisioneiros da Torre:
  1. John Balliol, rei da Escócia
  2. David II, rei da Escócia
  3. João II, rei de França
  4. Carlos I de Valois, Duque d'Orleães
  5. Henrique VI, rei da Inglaterra
  6. Margarida de Anjou, esposa do anterior.
  7. Sir William de la Pole.
  8. Elizabeth I de Inglaterra
  9. John Gerard, S.J. (1564-1637)
  10. Sir Walter Raleigh
  11. Niall Garve O'Donnell
  12. Guy Fawkes,
  13. Sir Francis Bacon
  14. Johan Anders Jägerhorn,
  15. Lord George Gordon,
  16. Rudolf Hess, o último prisioneiro de guerra a ser aprisionado na Torre, em maio de 1941.
  17. Os Kray Twins (Gêmeos Kray), os últimos prisioneiros na Torre, durante poucos dias em 1952

Tortura
Ana Askew é a única mulher, segundo os registos, a ter sido torturada na Torre, depois de ter sido levada para ali em 1546 com a acusação de heresia. Sir Anthony Kingston, o Guarda da Torre de Londres, recebeu ordem para torturar Ana, numa tentativa de forçá-la a dar os nomes de outros protestantes. Kingston ficou tão impressionado pela forma como Ana era devota que se recusou a continuar a torturá-la, e o Lord Chancellor de Henrique VIII teve que libertá-la.

Execuções
Os criminosos de classes mais baixas eram usualmente executados pela forca num dos locais de execução no exterior da Torre. Condenados notáveis, como Thomas More, foram publicamente decapitados na "Tower Hill". Sete nobres (cinco deles damas) foram decapitados privadamente na Tower Green (Torre Verde), no interior do complexo, e depois sepultados na Capela Real de St Peter ad Vincula (expressão latina para "algemado", o que faz dele um apropriado santo patrono para os prisioneiros) próximo do Green. Alguns dos nobres que foram executados no exterior da Torre também foram sepultados na Capela Real. Os nomes dos sete decapitados na Torre Verde por traição são:
  • William Hastings, 1º Barão Hastings (1483)
  • Ana Bolena (1536)
  • Margaret Pole, Condessa de Salisbury (1541)
  • Catarina Howard (1542)
  • Jane Boleyn, Viscondessa de Rochford (1542)
  • Joana Grey (1554)
  • Robert Devereux, 2º Conde de Essex (1601)

A Torre foi residência real até o século XVII, e todos os monarcas passam a noite na Torre antes da sua coroação. Com o passar dos anos, a Torre de Londres serviu de fortaleza, palácio, execuções, além de ter sido também a sede da Casa da Moeda e Mostra de Animais do reinado. As jóias da coroa britânica são aqui guardadas, em um cofre subterrâneo chamado Casa das Jóias. Hoje em dia, um governador residente mora na Casa da Rainha, na Torre Verde, e é o encarregado dos "beefeaters", os guardas reais que guardam a Torre.



Fonte: Wikipédia e monumentos.vilabol.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros