sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Isabel I da Espanha - reis católicos

Isabel I (Madrigal de Las Altas Torres, 1451 — Medina del Campo, 1504), filha de João II de Castela e de Isabel, infanta de Portugal, neta materna de Isabel de Bragança e de João, duque de Beja (1400-1442). Posteriormente apelidada 'A Católica'. Seus ancestrais na nobreza europeia incluíam Henrique IV da Inglaterra. Em 1469, celebrou-se o seu matrimônio com Fernando, rei da Sicília e herdeiro de Aragão, primo afastado, filho de Joana Enriquez, senhora de Casarrubios e de João II de Aragão.

Por morte de seu meio-irmão, o rei Henrique IV de Castela, foi proclamada rainha de Castela (1474-1504), depois da derrota de D. Joana, a Beltraneja, filha de D. Joana de Portugal e de Henrique IV de Castela. D. Afonso V, tio e marido de Joana, a Beltaneja, entrou em Castela por Zamora e Toro. O tratado das Alcáçovas pôs fim à luta com Portugal. A morte de D. João II uniu os reinos de Aragão e Castela (1497).

No fim da Reconquista, com a tomada de Granada (1492), a rainha mostrou grande firmeza no poder. Ajudada pelos cardeais Mendoza e Jiménez de Cisneros tentou converter ao catolicismo os muçulmanos e apoiou Cristóvão Colombo na sua expedição ao Novo Mundo (América). Após a descoberta de Colombo, a rainha se interessou pelo bem estar dos americanos nativos. Ordenou que aqueles que tinham sido levados à Espanha retornassem e por dispositivos em seu testamento determinou que os nativos fossem bem tratados nos territórios controlados pelos espanhóis. Seus desejos no seu testamento não foram sempre honrados.

Seu legado também tem um lado mais negro:
  • favoreceu a inquisição espanhola
  • foi responsável pela expulsão dos judeus da Espanha em 1492 (Decreto de Alhambra)


Foi das mulheres mais inteligentes e dinâmicas de então, com papel importantíssimo para manter Castela independente de Portugal.


Descendência:
– de seu casamento com Fernando II de Aragão:
  1. Isabel de Aragão casada com o rei Manuel I de Portugal
  2. João, príncipe das Astúrias, casado com Margarida, arquiduquesa de Áustria
  3. Joana, a Louca, rainha de Castela casada com Filipe, o Belo
  4. Maria de Aragão casada com o rei Manuel I de Portugal
  5. Catarina de Aragão casada com Henrique VIII rei da Inglaterra


Origem: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros