sábado, 16 de maio de 2009

Sala de Âmbar




O rei da Prússia , Frederico Guilherme I, o Grande, presenteou em 1717, o czar da Rússia, Pedro, o Grande, com magníficos painéis de puro âmbar (*), formando assim uma aliança entre os dois países.







A Sala de Âmbar
Em busca de materiais para o revestimento de uma das salas do grandioso Palácio de Verão (hoje Palácio de Catarina) em Tsarkoe Selo, em São Petersburgo, foram utilizados os ricos painéis de âmbar, em 1755. O arquiteto Rastrelli fez uma verdadeira obra prima:
  • totalmente de âmbar de várias tons de dourado
  • ricos espelhos de Veneza
  • ornatos de ouro
  • luzes de 565 velas dispostas em luxuosos candelabros nas paredes
Proporcionando uma visão maravilhosa. Assim conservou-se até 1941, quando a Alemanha invadiu a Rússia.

Os russos estavam transportando seus tesouros para lugares distantes e seguros, na invasão iminente da Alemanha, mas não deu tempo para a Sala de Âmbar, e assim os alemães a encontraram, desarmaram, transpostaram e instalaram no Palácio de Konigsberg (hoje Kaliningrado). Em 1944 a Alemanha foi bombardeada pelos aliados e o Palácio Konigsberg incendiado. A Sala de Âmbar, nunca mais foi encontrada. Há várias teses sobre o desaparecimento da sala, mas tudo ficou como um mistério.

Foram décadas de procura e em 1979 a governo da Rússia determinou a reconstrução da Sala de Âmbar, baseando-se nas fotos existentes, utilizando técnicas avançadíssimas, 6 toneladas de âmbar puro, 8 milhões de dólares e muito trabalho, e em, 2003 a nova Sala de Âmbar foi inaugurada.



(*) Âmbar – resina fóssil, produzida por um certo tipo de pinheiro que existia na Escandinávia, costa do Mar Báltico, há 5 milhões de anos. Resina pegajosa escorria pelo tronco e ramos aprisionando, insetos, folhas, penas, rãs, semente, etc. Com o passar do tempo endurecia e transforma-se no âmbar, que sempre fascinou, por se acreditar nos poderes medicinais e mágicos, e artisticamente pela beleza dos seus diferentes tons de dourado.


Palácio de Catarina

Origem: Texto de By Miroca – fotos: By Miroca e Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros